terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Rodovia dos Minérios

TEXTO EXTRAÍDO DA OBRA CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS E GEOGRÁFICAS SOBRE O MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ-PR que pode ser visualizado nos links:

A Rodovia dos Minérios (PR-92, trecho Curitiba-Rio Branco do Sul, cujo nome oficial é: Rodovia "Conselheiro Kielse Crisóstomo da Silva", denominada apenas em 2007, pela Lei nº 15.439, de 15/01/2007 (DOE nº 7.400 assinada pelo então Presidente da Câmara Legislativa do Paraná, Hermas Brandão, inicialmente era conhecida como “Estrada Estratégica”.
A denominação popular da rodovia recém-asfaltada, segundo a Tribuna dos Minérios. Rodovia dos Minérios/Denominação. Almirante Tamandaré, ano III, nº 32, maio de 1970”, p. 6, (que fazia a função de “Diário Oficial” dos municípios de Rio Branco do Sul e Almirante Tamandaré), na reportagem “Rodovia dos Minérios - Denominação” foi “cognominada pelo seu idealizador e maior entusiasta da obra, Sr. José Pioli, de “Rodovia dos Minérios”, e reconhecemos que nada mais justo ou mais característico poderia ter ocorrido, uma vez que a referida obra serve de escoadouro dos produtos minerais produzidos pela única região, no gênero, no Estado do Paraná, tendo o município riobranquense a cognominação de “Capital do Cimento” e o município tamandareense de “Capital do Cal”, também bastante próprio e característico”.
Começa no Cemitério do Abranches em Curitiba e se prolonga até Rio Branco do Sul. No contexto do artigo da Revista Brasileira de Geografia. Expedição Científica à Serra de Paranapiacaba e ao Alto da Ribeira (Cel. João de Mello Moraes). Ed. IBGE, Ano XIX, julho - setembro de 1957, nº 3”, p. 10, ela foi construída pela Companhia de Cimento Portland Rio Branco (CCPRB) em parceria com o Estado, na época governado pelo Sr. Bento Munhoz da Rocha Neto. Foi aberta ao tráfego em 1953 e finalizada em abril de 1955, pelos funcionários denominados de arigós, nesta época era denominada como Rodovia Estratégica. Um nome legado da curiosidade do povo, pois quando os populares iam buscar saber mais sobre a estrada, os funcionários diziam que era uma “rota estratégica” que servia para melhorar o escoamento de cimento de Rio Branco do Sul para a capital. Diante desta explicação, os populares começaram a se referir a ela como “Estrada Estratégica”.
Com o aumento do fluxo de automóveis, principalmente de caminhões devido a maior exportação de cal e calcário para a capital e interior, o Prefeito de Rio Branco do Sul, José Pioli, no penúltimo ano de sua segunda gestão de governo em 1967, resolveu levar avante seu ideal de ver asfaltada a Estrada Estratégica. Segundo a reportagem da “Tribuna dos Minérios. Rodovia dos Minérios/Denominação. Almirante Tamandaré, ano III, nº 32, maio de 1970”, p. 4, ele “procurou obter apoio para seu ideal além de sua área administrativa e foi feliz. Desta feita procurou o Sr. Prefeito de Almirante Tamandaré (Domingos Stocchero) e em seguida o Dr. Omar Sabbag, Prefeito de Curitiba, o qual mostrou-se disposto a colaborar para que tudo se tornasse realidade. Em seguida, o Sr. José Pioli procurou o Deputado Estadual da Região, Sr. Erondy Silvério, e então, ambos com o apoio dos Prefeitos de Curitiba e Almirante Tamandaré, obtiveram o SIM do Governo do Estado, Sr. Dr. Paulo Cruz Pimentel e o convênio fora estabelecido”.
Porém, só em 1969, na gestão do Sr. Paulo Cruz Pimentel, ela começa a ser asfaltada, uma vez que no trecho de 6 km aproximadamente, entre o Cemitério do Abranches até a ponte sobre o Barigui, na divisa dos municípios de Curitiba com Almirante Tamandaré, a pavimentação foi realizada por Curitiba. Os seus 14 km restantes foram pavimentados pelo Estado.
Com estas palavras, o governador Paulo Pimentel iniciou seu discurso no obelisco alusivo à inauguração da obra registrado pela “Tribuna dos Minérios. Palavras do Governador. Almirante Tamandaré, ano III, nº 32, maio de 1970”, p. 4, ou seja: “Rodovia dos Minérios, estrada que liga os municípios de Almirante Tamandaré e Rio Branco do Sul a Curitiba, abrindo o caminho para o escoamento da produção de minérios para os grandes consumidores.

Esta estrada é o portão aberto para o desenvolvimento destes municípios e para a redenção econômica de toda uma região mineira. Sabíamos de sua importância e nos sensibilizamos diante desta reivindicação prioritária para o povo. A conquista da estrada, num prazo “recorde” de 300 dias, é, portanto, uma realização que nos orgulha”. 
Sua inauguração oficial ocorreu em 21 de abril de 1970 em três etapas, segundo relatos do dia feito pela Tribuna dos Minérios, nº 32, de maio de 1970:
“A caravana governamental parou inicialmente às 10h30min no marco situado na ponte do Rio Barigui, onde foi inaugurado o trecho construído pela Prefeitura de Curitiba, por administração direta.
Em seguida, o Governador parou na entrada de Almirante Tamandaré, onde o Prefeito Antonio Johnson, incorporou-se à comitiva, que seguiu para a entrada do município de Rio Branco do Sul, onde foi realizada a solenidade oficial da inauguração da estrada.
Após a solenidade, a comitiva se dirigiu para a sede de Rio Branco onde a população entusiasmada aguardava o Chefe do Executivo, oferecendo ao Governador Paulo Pimentel manifestações de carinho, culminadas com os discursos dos estudantes ginasiais Marilu Loher e Valdomiro Kolowiski, que agradeceram ao Governador Paulo Pimentel pela “rodovia que permitirá à juventude de Rio Branco do Sul e Almirante Tamandaré dar prosseguimento aos seus estudos na capital e, em igualdade de condições com os demais paranaenses, ganhar lugar nas Universidades”. Após um coquetel no Ginásio Estadual de Rio Branco oferecido pelo Prefeito local, o governador regressa a Curitiba”.
Governador Paulo Pimentel inaugurando em 21 de abril a Rodovia dos Minérios, a sua esquerda, ao fundo, o Prefeito Antônio Johnson/Foto: Tribuna dos Minérios, maio de 1970. 

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