TEXTO EXTRAÍDO DA OBRA CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS E GEOGRÁFICAS SOBRE O MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ-PR que pode ser visualizado nos links:
A Rodovia dos Minérios (PR-92, trecho
Curitiba-Rio Branco do Sul, cujo nome oficial é: Rodovia "Conselheiro
Kielse Crisóstomo da Silva", denominada apenas em 2007, pela Lei nº 15.439, de 15/01/2007 (DOE nº 7.400 assinada pelo
então Presidente da Câmara Legislativa do Paraná, Hermas Brandão, inicialmente
era conhecida como “Estrada Estratégica”.
A denominação popular da rodovia recém-asfaltada,
segundo a “Tribuna dos Minérios. Rodovia dos
Minérios/Denominação. Almirante Tamandaré, ano III, nº 32, maio de 1970”, p. 6, (que fazia a
função de “Diário Oficial” dos municípios de Rio Branco do Sul e Almirante
Tamandaré), na reportagem “Rodovia dos Minérios - Denominação” foi “cognominada pelo seu idealizador e maior entusiasta da obra, Sr. José
Pioli, de “Rodovia dos Minérios”, e reconhecemos que nada mais justo ou mais
característico poderia ter ocorrido, uma vez que a referida obra serve de
escoadouro dos produtos minerais produzidos pela única região, no gênero, no
Estado do Paraná, tendo o município riobranquense a cognominação de “Capital do
Cimento” e o município tamandareense de “Capital do Cal”, também bastante
próprio e característico”.
Começa no Cemitério do Abranches em Curitiba e se prolonga até Rio Branco
do Sul. No contexto do artigo da “Revista
Brasileira de Geografia. Expedição Científica à Serra de Paranapiacaba e ao
Alto da Ribeira (Cel. João de Mello Moraes). Ed. IBGE, Ano XIX, julho -
setembro de 1957, nº 3”, p. 10, ela foi construída pela Companhia de Cimento
Portland Rio Branco (CCPRB) em parceria com o Estado, na época governado pelo Sr.
Bento Munhoz da Rocha Neto. Foi aberta ao tráfego em 1953 e finalizada em abril
de 1955, pelos funcionários denominados de arigós, nesta época era denominada
como Rodovia Estratégica. Um nome legado da curiosidade do povo, pois quando os
populares iam buscar saber mais sobre a estrada, os funcionários diziam que era
uma “rota estratégica” que servia para melhorar o escoamento de cimento de Rio
Branco do Sul para a capital. Diante desta explicação, os populares começaram a
se referir a ela como “Estrada Estratégica”.
Com o aumento do fluxo de automóveis, principalmente de caminhões devido
a maior exportação de cal e calcário para a capital e interior, o Prefeito de
Rio Branco do Sul, José Pioli, no penúltimo ano de sua segunda gestão de
governo em 1967, resolveu levar avante seu ideal de ver asfaltada a Estrada
Estratégica. Segundo a reportagem da “Tribuna
dos Minérios. Rodovia dos Minérios/Denominação. Almirante Tamandaré, ano III,
nº 32, maio de 1970”, p. 4, ele “procurou obter apoio
para seu ideal além de sua área administrativa e foi feliz. Desta feita
procurou o Sr. Prefeito de Almirante Tamandaré (Domingos Stocchero) e em seguida o Dr.
Omar Sabbag, Prefeito de Curitiba, o qual mostrou-se disposto a colaborar para
que tudo se tornasse realidade. Em seguida, o Sr. José Pioli procurou o
Deputado Estadual da Região, Sr. Erondy Silvério, e então, ambos com o apoio
dos Prefeitos de Curitiba e Almirante Tamandaré, obtiveram o SIM do Governo do
Estado, Sr. Dr. Paulo Cruz Pimentel e o convênio fora estabelecido”.
Porém, só em 1969, na gestão do Sr. Paulo Cruz Pimentel, ela começa a ser
asfaltada, uma vez que no trecho de 6 km aproximadamente, entre o Cemitério do
Abranches até a ponte sobre o Barigui, na divisa dos municípios de Curitiba com
Almirante Tamandaré, a pavimentação foi realizada por Curitiba. Os seus 14 km
restantes foram pavimentados pelo Estado.
Com estas palavras, o governador Paulo
Pimentel iniciou seu discurso no obelisco alusivo à inauguração da obra
registrado pela “Tribuna dos Minérios.
Palavras do Governador. Almirante Tamandaré, ano III, nº 32, maio de 1970”, p.
4, ou seja: “Rodovia dos Minérios,
estrada que liga os municípios de Almirante Tamandaré e Rio Branco do Sul a
Curitiba, abrindo o caminho para o escoamento da produção de minérios para os
grandes consumidores.
Esta
estrada é o portão aberto para o desenvolvimento destes municípios e para a
redenção econômica de toda uma região mineira. Sabíamos de sua importância e
nos sensibilizamos diante desta reivindicação prioritária para o povo. A
conquista da estrada, num prazo “recorde” de 300 dias, é, portanto, uma
realização que nos orgulha”.
Sua inauguração oficial ocorreu em 21 de abril de 1970 em três etapas,
segundo relatos do dia feito pela Tribuna dos Minérios, nº 32, de maio de
1970:
“A caravana governamental
parou inicialmente às 10h30min no marco situado na ponte do Rio Barigui, onde
foi inaugurado o trecho construído pela Prefeitura de Curitiba, por
administração direta.
Em seguida, o Governador
parou na entrada de Almirante Tamandaré, onde o Prefeito Antonio Johnson,
incorporou-se à comitiva, que seguiu para a entrada do município de Rio Branco
do Sul, onde foi realizada a solenidade oficial da inauguração da estrada.
Após a solenidade, a comitiva
se dirigiu para a sede de Rio Branco onde a população entusiasmada aguardava o
Chefe do Executivo, oferecendo ao Governador Paulo Pimentel manifestações de
carinho, culminadas com os discursos dos estudantes ginasiais Marilu Loher e
Valdomiro Kolowiski, que agradeceram ao Governador Paulo Pimentel pela “rodovia
que permitirá à juventude de Rio Branco do Sul e Almirante Tamandaré dar
prosseguimento aos seus estudos na capital e, em igualdade de condições com os
demais paranaenses, ganhar lugar nas Universidades”. Após um coquetel no
Ginásio Estadual de Rio Branco oferecido pelo Prefeito local, o governador
regressa a Curitiba”.
Governador Paulo Pimentel
inaugurando em 21 de abril a Rodovia dos Minérios, a sua esquerda, ao fundo, o
Prefeito Antônio Johnson/Foto: Tribuna dos Minérios,
maio de 1970.
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