quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Antônio Theolindo Trevizan

Primeira imagem: Antônio Theolindo Trevizan.
Foto: Acervo da Família Trevivan [s/d].
Segunda imagem: capa do livro “Antônio Theolindo: um autor no teatro da vida”.
Foto: Antonio Ilson Kotoviski Filho, 2011.

Merece as devidas considerações por suas colaborações com a literatura paranaense, o Sr. Antônio Theolindo Trevizan, que apesar de ser um filho de tradicional família estabelecida no município, poucas pessoas o reconheciam como escritor devido à falta de memória ou de conhecimento sobre sua atividade literária.
Suas obras publicadas são as seguintes: “Antônio Theolindo: um autor no teatro da vida” (1998); “Qualificação profissional através da empresa pedagógica” (1983) ; “Qualificação profissional dirigida a populações urbanas de baixa renda” (1982); “A formação profissional e os serviços sociais autônomos (Novas ideias e novos rumos)”(1983); “A aceleração do desenvolvimento econômico e a qualificação profissional não formal”(1984); “Conceito da formação profissional formal, informal e não formal e sistema nacional de formação de mão-de-obra”(1984); “Serviços federais de formação profissional não formal – críticas e sugestões”(1985) e “SENAI Paraná 50 anos: 1943 a 1993” (1996).
O ilustre escritor, segundo sua biografia “Antônio Theolindo: um autor no teatro da vida”, p. 7-8, é filho do casal Antonio Eduardo Trevisan e Juvina de Siqueira Trevisan. Nasceu no Quarteirão do Marmeleiro, na localidade da Vila Tamandaré, na data de 14 de fevereiro de 1916. Foi casado com Monika Maria Ruth Hoffmann Trevizan. Tiveram três filhos: Carlos, Ernesto e Marcia. Faleceu em uma quarta-feira, datada de 10 de abril de 2013. 

TEXTO EXTRAÍDO DA OBRA CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS E GEOGRÁFICAS SOBRE O MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ-PR que pode ser visualizado nos links:

Um comentário:

  1. Ao ler o Livro do Senai 50 anos, se vê o amor deste escritor pela obra e pelo objeto de pesquisa...

    ResponderExcluir