sábado, 21 de dezembro de 2013

PIONEIRO ATENDIMENTO DENTÁRIO EM ALMIRANTE TAMANDARÉ

Nas informações fornecidas pelo “Arquivo de Requerimento apresentado à Prefeitura municipal de Tamandaré a contar de 11 de novembro a 30 de dezembro de 1931”, no ano de 1931, em protocolo de nº 36, o Dentista João Gualberto Pereira, tece pedido de revisão da tributação recaída a sua atividade caracterizada de Gabinete Dentário Ambulante. Ele argumenta que a licença de sua permanência no município, que era de 90 dias, possui um valor exagerado em comparação com outros municípios da região.
Esta manifestação observada em um simples protocolo demonstra em seu contexto como era desenvolvido o atendimento dentário no município e região nesta época. O deslocamento até a capital era complicado. Este serviço era prestado por dentistas particulares que se deslocavam até as cidades da região e permaneciam por um tempo. Voltando após no ano seguinte.

Para ilustrar esta situação que ainda era comum na década de 1960, é relatado que no Botiatuba atendia o Dr. Luiz por um período semanal, de quatro a seis vezes ao ano. Seu “consultório” se localizava em uma sala junto ao Armazém de Pedro Jorge Kotoviski como citam os relatos colhidos junto às Sras. Leonice Kotoviski Milek e Noêmia Kotoviski em maio de 2012: “(...) o Dr. Luiz vinha do interior do município, da Barra de Santa Rita (...) Ele ficava hospedado em casa, atendendo inicialmente na sala. Depois, com o tempo, o Pedro fez umas salinhas ao lado do depósito. E lá o dentista atendia o povo que vinha do Juruqui, Sede, São Miguel, Lamenha, Ressaca; depois de uma semana ele ia para outro lugar atender o povo, daí depois de alguns meses voltava.”

TEXTO EXTRAÍDO DA OBRA CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS E GEOGRÁFICAS SOBRE O MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ-PR que pode ser visualizado nos links:


Nenhum comentário:

Postar um comentário