sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Escola de Ensino Especial Professora Roza Bini de Oliveira

Escola Especial Professora Roza Bini de Oliveira, localizada junto a Rua Athayde de Siqueira esquina com a Av. Emilio Johnson no centro de Almirante Tamandaré (não existe mais)/Fonte: Município em destaque 28/10/1996. 


Na data de 19 de abril de 1995, a Escola de Ensino Especial Professora Roza Bini de Oliveira iniciava suas atividades na sede de Almirante Tamandaré. Porém, em virtude do afundamento do solo onde a escola estava estabelecida, o prédio foi inviabilizado, a instituição teve que ser remanejada para o CAIC em 2001. Esta escola é especializada em atendimento de portadores de necessidade especial na área mental.
No contexto das informações do “Projeto Politico Pedagógico, 2010” da referida escola, p. 6-7, sua patronesse, a Sra. Roza Bini de Oliveira, nascida em 30 de agosto de 1924, era filha de Antonio Bini com Margarida Scarpim Bini. Foi casada com o Sr. Generoso Candido de Oliveira, com quem teve duas filhas: Rosilda de Oliveira (Kowalski) e Genilda de Oliveira. Estudou incicialmente na Sede e depois no Colégio Sagrado Coração de Jesus. Formou-se normalista pela extinta Escola Normal Colegial Professora Diva Vidal (atual Colégio Estadual Julia Wanderley, em Curitiba). Profissionalmente, iniciou no magistério em substituição da professora Geni de Barros Teixeira, da cadeira da Escola Isolada Faxinal do Tanque, no Pacotuba. Depois, lecionou na Escola Estadual Farias Sobrinho (Paranaguá), na Escola Estadual Leoncio Correia (Curitiba) e Colégio São José do Abranches (Curitiba). Em Almirante Tamandaré, lecionou e foi diretora no extinto Ginásio Estadual Alvarenga Peixoto onde, em 1972, propôs a alteração do nome da instituição para “Ambrósio Bini”, em homenagem ao seu falecido irmão, o qual logrou êxito. Dona Roza faleceu em 19 de dezembro de 1994. 

TEXTO EXTRAÍDO DA OBRA CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS E GEOGRÁFICAS SOBRE O MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ-PR que pode ser visualizado nos links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário