segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

COPA FOLHA DE TAMANDARÉ

Nada data de 29 de novembro de 2014, teve inicio mais uma Copa Folha de Tamandaré. Para marcar este fato, um breve histórico da Copa.
Para saber mais visite o livro "CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS E GEOGRÁFICAS SOBRE O MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ -PR" no link:   

"Leônidas Dias criou em 1984 a Copa Folha de Tamandaré, inicialmente abrigando agremiações da cidade de Almirante Tamandaré, e da região Norte de Curitiba. A feliz iniciativa foi crescendo e ganhou notoriedade abrangendo maior número de participantes, não só da cidade como também de toda a Região Metropolitana. Grandes clubes amadores de renomes compostos por elencos de ex-profissionais passaram a tomar parte na referida competição tornando-se um evento futebolístico tradicional e um dos mais importantes e de referência no Brasil, depois da Taça Paraná ou paralela a ela no contexto do futebol amador.
A histórica primeira edição da competição começou no último domingo de outubro de 1985, contando com a participação de 14 equipes: Tranqueira A, França Machado, Unidos do 14, Caldeirão, São Jorge, Guaraituba, Novo Horizonte, Tanguá, União Ahú, XIV de Dezembro, Calcoagro, Vasco da Gama, Tranqueira B e América de Colombo. A decisão ocorreu em março de 1986, quando sagrou-se campeão o Calcoagro, representante da própria cidade sede (Almirante Tamandaré). O vice- campeão foi o União Ahú, de Curitiba.
O ano de 1989 trouxe várias novidades que acabaram se tornando uma solenidade tradicional e indispensável que marca oficialmente a abertura da Copa Folha de Tamandaré. A 5ª Edição contou com a apresentação em forma de desfile das 31 agremiações participantes, seguida da eleição da Rainha da Copa Folha e um posterior Torneio Início realizado em 08 de outubro no Estádio do União Ahú.
A participação no desfile até a presente pesquisa é obrigatória, caso a agremiação não participe ocorre a eliminação da mesma. A 11ª Edição da Copa Folha, contou com a maior eliminação de sua história, foram 8 agremiações eliminadas do torneio das 28 inscritas.
 A solenidade inaugural desta nova fase contou com a presença de ilustres autoridades, como o Deputado Estadual Algaci Tulio, o Prefeito de Curitiba Jaime Lerner e o Prefeito de Tamandaré Roberto Perussi, além de outros. A agremiação campeã do desfile foi a Associação Campo Largo. O pioneiro concurso da Rainha da Copa Folha foi ganho pela representante do Independente Roma Futebol Clube (Almirante Tamandaré).
Outra característica que marca a Copa Folha de Tamandaré é a homenagem em forma de denominação dos grupos da competição com nomes de pessoas saudosas que colaboraram com ações para melhorar o esporte e a sociedade.
Para efeitos de curiosidade duas personalidades da cidade disputaram como atletas a copa antes de serem prefeitos, ou seja, Cezar Manfron e Aldnei Siqueira (Caldeirão).
Calcoagro, o primeiro campeão. Iniciou a competição com uma derrota para o Vasco por 3X1. Em pé: Luiz Carlos Lovato (Ito), Imério Milek, Pulo Lovato (Pararaca), Willer Ariel Chevônica, Oilson Cordeiro (Cissão), Jorge Lovato, Amarildo Gulin, Vicente Lovato. Agachados: Otavio Kotoviski, Adilson Mocelim, (...), Adilson (Cobrinha), Marcos Marodin, Daniel Lovato, (...)/Foto: Folha de Tamandaré, 01/11/1985. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário