sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

RIO BARIGUI

O maior rio tamandareense é o Barigui (Barigoihy como era conhecido em 1721 segundo o documento “Termo de medição da quadra do rusio, /1721 da Villa Nossa Senhora da Lux dos Pinhais”, cuja denominação tem origem no dialeto tingui, que segundo a pesquisa de Luiz Daniel Cleve publicada no “Almanach Paranaense 1896”, p. 141, significa: “Yba – Braço/igui – deste, daquele, dele/hy – rio” que se apresenta com a literalidade: “Rio em forma de braço” ou “braço daquele rio” (referência a sua relação com o Rio Iguaçu). Porém, o vocabulário Tupi cita que o significado é “mosquito daquele rio” que possivelmente esteja ligado ao inseto díptero da família dos Psicodídeos, gênero Phleboto-mus conhecido popularmente por mosquito-palha, mosquito-pólvora, borrachudo entre outros. As duas explicações são confirmadas pelo periódico paranista “ALBA – Amigos do Livro e das Belas Artes de 1938 sob a direção de Romário Martins”, p. 15, que cita a variação “mbarigui” – mosquito, além de informar que na pesquisa de Macedo Soares é observado que existia uma tribo denominada de Barigui que habitava as proximidades do rio em Curitiba.
 O rio nasce na Serra da Betara no encontro com o Arroio Antônio Rosa no Bairro de Areias, cortando o município na direção norte-sul por aproximadamente 19 km e deságua no Rio Iguaçu em Araucária completando 67 km de extensão aproximadamente. O rio é afluente da margem direita do Rio Iguaçu.

A área total de drenagem da bacia do rio Barigui é de 279 km², sendo 120 km² no município de Almirante Tamandaré, 144 km² no município de Curitiba, e 15 km² no município de Araucária. O padrão de drenagem é predominantemente dendrítico, ou seja, forma uma rede de drenagem cujos rios correm em todas as direções.

TEXTO EXTRAÍDO DA OBRA CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS E GEOGRÁFICAS SOBRE O MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ-PR que pode ser visualizado nos links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário