quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O cartório

Lauro Baptista Siqueira
Devido a evolução econômica e social do Distrito do Pacotuba, o governo da província estabeleceu um cartório em sua Sede (Pacotuba) na data de 13 de abril de 1882, no qual foi possível realizar casamentos civis, registros de contratos gerais e registro de nascimento e óbito.
Até o advento do Decreto nº 9.886, de 1888, o registro de católicos era feito pela igreja. O registro dos não católicos era feito pelos cartórios segundo a Lei nº 1.144, de 1861.
Até 1995, o pioneiro Cartório que carregava funções gerais (menos de registro de imóvel) foi dirigido pelos seguintes tabeliões: Benedicto João de Oliveira; Tiburcio de Paula Cabral; Américo Antunes da Costa; Iphigênio Garcez Ribas; João Cristovam Sobrinho; Lauro Baptista de Siqueira e Eurípedes de Siqueira.
Após, com o desenvolvimento da cidade ocorreu a necessidade da criação de novos cartórios e o Distrito de Campo Magro e Tranqueira foram os locais escolhidos. Com o advento da Comarca de Almirante Tamandaré ocorreu a criação de cartórios com funções específicas na Sede. 

Um comentário:

  1. Muito obrigada! Tua publicação me ajudou a encontrar a certidão de nascimento de meu avô!

    ResponderExcluir