domingo, 8 de dezembro de 2013

REFERÊNCIA DE OCUPAÇÃO DO FUTURO TERRITÓRIO DE TAMANDARÉ MAIS ANTIGO ATÉ A PRESENTE PESQUISA

CAPELA DE SANTO ANTONIO AS MARGENS DA RODOVIA DOS MINÉRIOS QUE CRUZA O BAIRRO TRANQUEIRA.

Segundo o contexto do documento oficial de medição do “Rossio de Curitiba”, datado de 17 de setembro de 1721, assinado pelo escrivão da Câmara da Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Gonçallo Soares Pais, existe a ocorrência de referência do possível marco inicial de Tranqueira localizado no antigo território do “Butiatuba”, como é possível perceber no texto do referido documento: “(...) foram ao marco da outra banda do rio chamado rio da Vila no primeiro espigão onde tinham chegado com a medição, e daí mediram pelo mesmo rumo (nordeste) para o Mato Grosso, atravessando a estrada que ia do sítio de João Alves Martins para o Butiatuba chamada Tranqueira, onde puseram uma cruz um pau para se saber que por aí chegava o rossio e daí foram com a medição pelo Mato Grosso adiante ao rumo do rio de Barigui, mediram 900 braças craveiras, e do dito rio não passaram por servir o rio de testada e aonde chegaram afinal com a medição e onde fazia um córrego grande, e descamparam a dita barra, e lhe fincaram duas uvaranas verdes por marco, medindo a barra do dito córrego entre as duas estacas de uvaranas; outrossim, fizeram uma cruz em um pinheiro grande mesmo na dita barra”[1].

TEXTO EXTRAÍDO DA OBRA CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS E GEOGRÁFICAS SOBRE O MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ-PR que pode ser visualizado nos links:



[1] LOPES, José Carlos Veiga. Aconteceu nos Pinhais: subsídios para as Histórias dos Municípios do Paraná Tradicional do Planalto. Curitiba: Editora Progressiva, 2007, p. 16. (Observação: a destacada obra utilizada como referência nesta pesquisa possui textos compilados de documentos “adaptados à linguagem atual” sem alteração de seu teor em relação ao original extraído do BOLETIM DO ARCHIVO MUNICIPAL DE CURYTIBA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário