quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Biblioteca Pública Municipal de Almirante Tamandaré

Ligado à Educação, Cultura e à difusão de conhecimento, a população se manifestou de forma mais explícita no município em 18 de março de 1972, quando nas dependências da Inspetoria de Ensino Municipal realizou-se às 17 horas a inauguração da pioneira Biblioteca Municipal de Almirante Tamandaré.
Segundo a reportagem da “Tribuna dos Minérios, de 24 de março de 1972”, estiveram presentes na solenidade o Prefeito Antonio Johnson, Frei Nereu, Pároco de Campo Largo, a inspetora do ensino primário Municipal Sra. Maria Luiza Cavalheiro, o coordenador Alípio José Gonçalves representando a Editora Broliani, pais de alunos e professores.
Inicialmente, essa Biblioteca contava com um número de aproximadamente 380 volumes; sendo 180 conseguidos através da campanha entre os industriais, professores e pais de alunos, e os demais volumes foram uma doação exclusiva da Prefeitura local.
No início da década de 1980, a Biblioteca Municipal foi fechada, porém reaberta novamente em dezembro de 1986 no prédio vago da antiga prefeitura, em uma das salas destinadas à Secretaria de Educação com a denominação de Biblioteca Municipal Santos Dumont, a qual foi remanejada para o prédio da Estação Ferroviária da Cachoeira em 2006, em virtude da inauguração da Biblioteca Municipal Dr. Harley Clóvis Stocchero (com um acervo inicial de 1.711 livros), em 27 de abril de 2006.
Historiador Antonio Ilson Kotoviski Filho doando dois exemplares da obra"Considerações Históricas e geográficas sobre o município de Almirante Tamandaré-PR" para a Biblioteca Harley Clovis Stocchero na data de 04/12/2013. Nesta oportunidade encaminhou a doação das obras os "Símbolos e a Realidade" e "Introdução ao Universo dos Símbolos" feita pelo Acadêmico  Antonio Celso Mendes autor das mesmas.

Um comentário:

  1. Boa tarde,
    Sou morador do bairro Monte Santo em Almirante Tamandaré.
    Tenho alguns livros para doação (na sua maioria em inglês).
    Caso tenham interesse entrem em contacto no email nicelio.santos@volvo.com e poderia estar encaminhando o material no endereço apropriado.
    Atenciosamente,
    Nicélio dos Santos
    Tel comercial 3317-7524
    Residencial 3657-2598

    ResponderExcluir