quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

FESTIVIDADES NATALINAS EM ALMIRANTE TAMANDARÉ

O Natal é uma comemoração religiosa celebrada no mundo todo por séculos. Porém, com o advento do capitalismo o Natal foi ganhando características peculiares que se adaptam aos ideais sociais de cada época.
Na cidade de Almirante Tamandaré as comemorações natalinas tiveram o mesmo processo histórico. Ou seja, entre os séculos XVIII até meados do século XX o Natal era norteado exclusivamente pela doutrina cristã, sendo que por efeito seu ápice se dava no contexto das atividades religiosas, complementado por jantares e almoços realizado nas casas da população local. Independente de condição social, as Ceias de Natal sempre possuíam uma variedade maior de alimentos do que em outros dias. No entanto, a atual pratica de distribuição de presentes só se tornou corrente a partir da década de 1960, no entanto não era padrão em todas as famílias. Da mesma forma ocorria com as decorações natalinas propagada principalmente pelo advento do progresso capitalista.
A partir da década de 1980 o Natal começou a ganhar as particularidades capitalistas que prevalecem atualmente. Ou seja, o lado religioso começou a perder espaço para o lado comercial. As ceias começaram a ganhar elementos exóticos que aos poucos estão substituindo elementos tradicionais da culinária local.
A partir do final das décadas de 1990, um outro evento começou a se tornar comum. Ou seja, pelo fato da cidade de Almirante Tamandaré possuir um elevado número de habitantes que vivem em áreas irregulares, vivendo na miséria ou com baixa qualidade de vida devido a sua condição econômica. Grupos da sociedade civil diversos começaram a promover campanhas de doações de brinquedo, roupa usada e nova, alimentos,... para posterior distribuição entre as comunidades carentes deste material arrecadado.  Estes eventos ocorrem geralmente nos dias que antecedem o Natal e variam desde uma simples distribuição de presentes para criança a uma ceia comunitária. Porém, com o tempo estes eventos começaram a se distinguir de acordo com o objetivo e interesses dos seus organizadores. A partir disso é possível observar três grupos de intenção notória e distintos: o primeiro são os humanistas, cujo objetivo único é proporcionar um Natal para aqueles que não tem condição de realizar uma ceia ou comprar presentes,...; o segundo grupo se prende a grupos religiosos que visam manter vivo a essência natalina e levar uma mensagem vinculada as suas doutrinas para posterior conversão de novos fiéis e promover ceias; já o terceiro grupo é o vinculado a interesse políticos e econômicos, ou seja, futuros candidatos começam suas campanhas (quatro anos antes) de forma discreta com eventos de distribuição de presentes, churrascos e etc,... para criar uma imagem de “boa pessoa”, outros seres montam instituição e realizam eventos sociais com a intenção de lavar dinheiro ou burlar o fisco.
Só para constar, independente da intenção de eventos natalinos, geralmente as pessoas aparecem vestidas de Papai Noel, em cima de caminhonetes acompanhados de pequenas carreatas, soltando foguetes, buzinando. As vezes até desce de helicóptero..., ou seja, é bonito de ver.
Independente da forma como é visto o Natal atualmente e como ele é “utilizado”, ele faz parte da cultura local o que o torna um evento histórico muito rico em fatos sociais, políticos e econômicos a serem explorados por futuros pesquisadores.                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário