segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Igreja Assembleia de Deus em Curitiba

TEXTO EXTRAÍDO DA OBRA CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS E GEOGRÁFICAS SOBRE O MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ-PR que pode ser visualizado nos links:

Em 1911, chegam ao Brasil, missionários da corrente doutrinária Pentecostal da Igreja Assembleia de Deus. Segundo a obra “Histórico Igreja Assembleia de Deus em Curitiba”, com a chegada do imigrante polonês Bruno Skolimowski em Curitiba, na data de 19 de outubro de 1928, vindo de Petrópolis, RJ, o qual sentiu direção divina para levar a mensagem Pentecostal ao povo paranaense, uma vez que na capital não existia nenhum crente Pentecostal. Inicialmente, pregava o Evangelho junto aos poloneses em língua polonesa devido ao grande número de pessoas de origem dessa nacionalidade residente em Curitiba.
Ao fim de um ano, Skolimowski providenciou o registro da Igreja e no mês de outubro de 1929 começou a pregar em português, visto que anteriormente, percorreu a cidade para fazer uma análise quanto à aceitação do Evangelho Pentecostal pelo povo curitibano, pois as perseguições eram grandes. Após este fato, novos seguidores da Assembleia de Deus foram surgindo, e alguns começaram a formar novas comunidades além das fronteiras da capital. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário