domingo, 1 de dezembro de 2013

LOCALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ

A localização geográfica do município brasileiro de Almirante Tamandaré se estabelece junto às coordenadas 25° 18' de latitude Sul e 49° 18' de longitude Oeste em relação ao Meridiano de Greenwich, sendo sua sede (Prefeitura Municipal) o marco referencial.
A partir desta informação, o território tamandareense possui atualmente 191,11 km² estando estabelecido sobre o Primeiro Planalto Paranaense, limitado ao Sul pelo território de Curitiba, capital do Estado do Paraná; a Leste pelo território do município de Colombo; ao Norte pela cidade de Rio Branco do Sul; a Noroeste pelo município de Itaperuçu; e por fim a Oeste pela cidade de Campo Magro.
Devido a essa localização, o município sofreu e sofre efeitos da proximidade com a Capital. Porém, esta condição não foi exclusiva dele e da região, uma vez que este era um efeito dos muitos relacionados com o processo de urbanização das grandes cidades e capitais que se desencadeou de forma notória na década de 1970. Em decorrência dessa nova configuração espacial do território nacional ocorreu o advento da Lei Complementar nº 14, de 08 de julho de 1973, sancionada pelo Presidente da República Emílio Garrastazu Médici, que expressava o estabelecimento das Regiões Metropolitanas das grandes cidades brasileiras. No que tange esta lei, o parágrafo 6º cita que o município de Almirante Tamandaré faz parte integrante da Região Metropolitana de Curitiba.
Na atualidade, a partir das informações colhidas junto à Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), o município se encontra com um grau muito elevado de integração com a Capital do Estado do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário