sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Professor Ignácio Lipski

Professor Ignácio Lipski./Acervo da família Bugalski,
fotografado pelo professor Pedro Martim Kokuszka, 2000
Segundo a justificativa parlamentar existente no arquivo da Câmara Municipal de Almirante Tamandaré denominado de “Dados históricos do Professor Ignácio Lipski (1850 – 1932)”, é possível observar que a pioneira Educação no Bairro do Pacotuba e no município confunde-se com a própria história de vida do professor Ignácio Lipski, nascido aos 27 de junho de 1850, na Polônia, fruto do casal José Lipski e Maria Lipski. Casou-se na terra natal com Francisca Bleda em 24 de janeiro de 1876 e imigrou para o Brasil logo em seguida, chegando ao Porto de Paranaguá no dia 1º de maio de 1876.
Após sua chegada veio para a Freguesia de Pacotuba estabelecendo-se neste povoado, junto com outros imigrantes e aí fez uma casinha de estuque para sua morada. Dedicou-se ao duro trabalho da lavoura e então começaram a nascer-lhe os filhos (11 filhas e 1 filho, todos nascido em Tamandaré, 8 deles faleceram com pouca idade), tantos os seus como dos demais colonos imigrantes, tornando-se necessário, dentro de mais algum tempo, que se começasse a ensinar as crianças. Assim, reuniram-se todos e com os seus próprios recursos construíram uma pequena casa que serviu de escola, e se localizava nas proximidades da atual Rua Dalzira Sila. Todos concordaram em pagar o que pudessem para esse estabelecimento de ensino, que seria, provavelmente, a primeira escola particular do futuro município de Tamandaré, cujo funcionamento teve início em Pacotuba. no dia 20 de fevereiro de 1889, como consta no livro de chamada.

O professor Ignácio Lipski lecionou durante 41 anos, deixando a sua profissão, por motivo de saúde, dois meses antes de sua morte, ocorrido no dia 24 de maio de 1932. 

TEXTO EXTRAÍDO DA OBRA CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS E GEOGRÁFICAS SOBRE O MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ-PR que pode ser visualizado nos links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário