terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Médico que fez história na cidade de Tamandaré-PR


Dr. Randolpho Pereira Serzedello.
Foto: Estado do Paraná, 1923, capítulo Tamandaré.
Em 02 de setembro 1890, chega à Vila de Tamandaré o médico Randolpho Pereira Serzedello para tratar dos doentes de varíola. Devido a sua “dedicação, o carinho e o zelo que dispensou aos doentes por ocasião dessa epidemia, valeu-lhe o prestígio e o renome que desfrutou no recanto adotivo”. O qual pode ser confirmado junto ao texto publicado no jornal “A República, de 14 janeiro de 1891, p. 2”, que relatou que em 10 e 11 de janeiro de 1891 a Intendência da Vila de Tamandaré promoveu uma grande festividade de agradecimento ao trabalho bem sucedido de combate a varíola em Tamandaré realizado pelo Dr. Randolpho, o qual iniciou com uma Seção Solene, depois com um desfile e recepção de populares sob fogos de artificio, desde a sua casa até o prédio do Conselho de Intendência. Onde foi recepcionado por um grupo musical, ocorrendo trocas de presentes, uma homenagem em forma de um retrato do Dr. Randolpho, posterior jantar e a noite um Soirêe (baile).
Este prestígio e renome conquistados em Tamandaré citado por Maria Nicolas na página 193 de sua obra “Cem Anos de Vida Parlamentar. Deputados Provinciais e Estaduais do Paraná, 1854-1954”, resultaram em efeitos políticos. Em 1892, foi eleito Deputado Estadual (Assembleia Constituinte), representando Tamandaré, pois o mesmo residia na cidade. Também existe referência na obra elaborada pelo Estado do Paraná denominada de “Estado do Paraná, 1923”, em capítulo exclusivo dedicado ao município de Tamandaré, que ele exerceu a função de Prefeito na Vila de Tamandaré, porém não especifica data.
Segundo as páginas 193-194 da obra de Maria Nicolas norteada em documentos dos arquivos da Assembleia Legislativa do Paraná, Randolpho Pereira Serzedello nasceu em 23 de fevereiro de 1862 no Rio de Janeiro, capital do Brasil nesta época. Era filho de José Antônio Serzedello e de Cândida Pereira Serzedello. Era Médico oriundo da Academia de Medicina do Rio de Janeiro. Em 1893 foi nomeado Inspetor de saúde no Porto de Paranaguá. Em 1894 prestou relevantes serviços ao lado do Dr. Vicente Machado. Exerceu a função de Inspetor de Ensino em Paranaguá até 05 de setembro de 1896. Em 1898 foi nomeado Diretor do Serviço Sanitário do Estado. Faleceu em 20 de março de 1919.
No contexto das informações da obra de Francisco Negrão “Genealogia Paranaense”, Volume III, p. 15, em 18 de março de 1918, o Dr. Randolpho casou com a Sra. Prescilliana de Siqueira que era filha de Dona Rachel Candido de Siqueira com Theolindo Baptista de Siqueira.
Na data de 11 de março de 1957, o vereador curitibano Mylto Anselmo da Silva apresenta o Projeto de Lei nº 18/1957 para denominar ruas em Curitiba, cuja justificativa parlamentar para homenagear o Dr. Randolpho foi: “Político eminente, que muito fez pelo bem do Paraná”. Em 13 de agosto de 1957, é aprovada a Lei Ordinária nº 1.447/1957.


TEXTO EXTRAÍDO DA OBRA CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS E GEOGRÁFICAS SOBRE O MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ-PR que pode ser visualizado nos links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário