quinta-feira, 1 de agosto de 2013

UMA PÁGINA HISTÓRICA NO FUTEBOL BRASILEIRO ESCRITA PELO CORITIBA

O dia 31 de julho de 1985 foi marcado por um fato histórico escrito por uma instituição centenária esportiva paranaense, eis que em pleno Maracanã o Coritiba se tornava campeão brasileiro pela primeira vez.

A História do Campeonato Brasileiro no qual o Coxa se tornaria campeão começou no dia 27 de janeiro de 1985, quando o Coritiba enfrentou o São Paulo no Couto Pereira e venceu por 3x1 com dois gols de Índio e um de Tóbi, sob o comando do técnico Dino Sani, que cairia após duas derrotas nos jogos seguintes.

Dirceu Krüger foi o técnico interino na partida contra o Goiás, em 10 de fevereiro, que terminaria empatada, enquanto acertava a contratação, em definitivo, de Ênio Andrade para o restante do campeonato.

Mas Ênio não começaria bem, foram vários tropeços até acertar a equipe que, no total jogou 29 partidas, vencendo 12, empatando 7 e perdendo 10. Foram 25 gols marcados e 27 sofridos.

A Grande final foi disputada em partida única em 31 de Julho de 1985 no Estádio do Maracanã (Rio de Janeiro)

PÚBLICO PAGANTE: 91.527       

CORITIBA 1 x 1 BANGÚ / RJ (penais 6 x 5)
Arbitro: Romualdo Arppi Filho (SP); Gols: Indio aos 25 e Lulinha aos 35 do 1o. tempo.
C. Amarelo: Mário, Gomes, Dida e Rafael.

CORITIBA: Rafael, André, Gomes, Heraldo e Dida; Almir (Vavá), Marildo (Marco Aurélio) e Tóbi; Lela, Índio e Édson. Técnico: Ênio Andrade


BANGÚ /RJ: Gilmar, Márcio, Jair, Oliveira e Baby; Israel, Lulinha (Gílson) e Mário; Marinho, João Cláudio (Pingo) e Ado. Técnico: Moisés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário