quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A INSTALAÇÃO DA COMARCA DE ALMIRANTE TAMANDARÉ

Quarenta e três anos depois do restabelecimento da autonomia municipal, a partir da Lei 9309/90 assinada pelo então Governador Álvaro Fernandes Dias, publicada no Diário Oficial do Estado do Paraná, nº 3300, de 05 de julho de 1990, a cidade é elevada a categoria de Comarca.
Inicialmente em homenagem aos 104 anos de aniversário de Almirante Tamandaré, foi entregue ao povo tamandareense, o Fórum da Comarca de Almirante Tamandaré, em 28 de outubro de 1993, na gestão do Prefeito Municipal Cide Gulin (Arcidíneo Félix Gulin).pe outubro de 1993, esndo nadarnse  Porém, pela falta de uma casa destinada ao Juiz, a Comarca não funcionou até resolver este problema burocrático.

Apenas com o Decreto Judiciário nº 598 de 15 de setembro de 1995, assinado pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, o então Desembargador Claudio Nunes do Nascimento, ocorre de fato à instalação da Comarca no Município. Oficialmente entregue às onze horas da manhã do dia 28 de outubro de 1995 ao então prefeito Cide Gulin (Arcidíneo Félix Gulin) pelos Deputados Estaduais Aníbal Khury e Algaci  Túlio e o Desembargador Claudio Nunes do Nascimento, em comemoração aos 106 anos de Almirante Tamandaré. A qual foi criada para atender a crescente demanda judicial, que afogava a Comarca de Rio Branco do Sul, a qual o município tamandareense estava integrado jurisdicionalmente. Assumia como primeiro juiz da Comarca de Almirante Tamandaré que também abrangia  com jurisdição a cidade de Campo Magro, o Dr. Osvaldo Nallim Duarte, já que a Dra. Ketib Astir José teria apenas sido designada com o status de Juíza Substituta.
O primeiro ato da comarca foi realizado sob o protocolo nº001/95, cujo feito, foi possibilitado ao Dr. Wilson de Paula Cavalheiro, cidadão ilustre tamandareense, advogado de profissão, e vereador da cidade na gestão 1996-2000.  
(Solenidade de Inauguração do Fórum. Rompendo a faixa inaugural: prefeito Cide Gulin, Deputado Aníbal Khury, e Deputado Algaci Túlio/ Foto: Folha de Tamandaré, 28 de novembro de 1995).



Nenhum comentário:

Postar um comentário