domingo, 25 de agosto de 2013

BAIRRO LAMENHA

O centenário bairro da Lamenha Grande surgiu do programa de assentamento e povoamento do Paraná com imigrantes. Inicialmente foi criada com a denominação de Colônia Lamenha cujo antropotopônimia se liga a homenagem prestada ao fundador da colônia em 1876 que foi o Presidente Lamenha Lins. Sua área atual é de 6,31 km².
A alteração do nome para Lamenha Grande ocorreu devido à divisão da Colônia logo em seguida. A nova parte que surgiu foi a Lamenha Pequena,  a qual faz divisa com a região homônima de Curitiba. Sendo que o Bairro Lamenha Pequena tamandareense possui 2,25 km², e seu nome deriva da parte territorial inicial antes da separação[1]. Sua separação se deu em virtude de uma nova leva de colonos na região. Sendo estes italianos e poloneses, que formaram inicialmente a Colônia Nova Romastak[2]. Cuja, a denominação não oficial da região surgiu de um fato curioso: os primeiros italianos que se estalaram se referiam à localidade como “Nova Roma” e reconheciam a localidade com esta versão. Porém, quando no processo da distribuição de lotes para os eslavos, os funcionários do governo perguntavam se eles queriam as terras que ficavam na região da Lamenha conhecida como Nova Roma. Sendo que a resposta era: “tak” e repetiam “Roma tak” (Roma sim, em polonês). E para não sair do costume, o povo mais simples, popularmente começou a expressar involuntariamente de forma aportuguesada a palavra “Romastak”, por causa da curiosa história e em um contexto cômico.
Ou seja, a área da Lamenha teve que ser ampliada devido à chegada de novos imigrantes. Mas oficialmente a região era definida como Lamenha Pequena, (uma analogia a filho grande (mais velho) e filho pequeno (mais novo) no caso Lamenha “Pequena”. Que por ser homologa a região de Curitiba na divisão, começou a ser redenominada oficialmente a partir de como era popularmente conhecidas algumas partes de seu território em Tamandaré (Tanguá, São Miguel, Romastak (que possui uma parte em Curitiba).  
    Oratório Santo Izidoro construído em 1899, localizado as margens da Av. Wadislau Bugalski na Lamenha Grande/Foto: Antonio Ilson Kotoviski Filho, abril 2011



[1]              PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. Guia de Bairros/Lamenha Pequena. 1980.
[2]              PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola Estadual Lamenha Pequena/histórico da comunidade escolar e da Instituição. 2009, p. 11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário