terça-feira, 20 de agosto de 2013

Parque Ambiental Aníbal Khury

Na cidade de Almirante Tamandaré existe um parque estadual público Trata-se de um dos maiores parques ambientais urbanos do mundo, o parque foi criado através da Lei nº 14233, de 28 de novembro de 2003 e decretado de utilidade pública através do Decreto nº 3003 de 19 de maio 2004, o qual possui uma área de 220 hectares[1]. Devido ao seu passado, esta área ter sido um haras (o Haras Tamandaré), sua estrutura foi aproveitada pelo 4º Esquadrão do Regimento de Polícia Montada, mas também se desenvolvem atividades de equitação terapêutica para deficientes. Ou seja, é um local seguro para qualquer visitante, pois além de ser patrulhado pela policia militar, não se pode beber bebidas alcoólicas no seu interior.
No parque existe ainda um Centro de Educação Ambiental mantido pela Sanepar em parceria com o Município. Além de seu lado sócio/ambiental, o visitante pode desfrutar das trilhas para caminhadas, parquinho temático para a criançada, decks de contemplação do lago, mirante, pista para cavalgada e churrasqueiras.
O parque estadual foi inaugurado em 1º de junho de 2008, na gestão do Prefeito Vilson Goinski, com a presença do então Governador do Estado Roberto Requião, com a benção, missa solene e posterior show do padre cantor Reginaldo Manzotti, que foi transmitido pela TV Educativa, para todo o Brasil[2].

Parque Estadual Ambiental Aníbal Khury/Foto: Antonio Ilson Kotoviski Filho, 2010.

[1]  ECOPARANÁ. Parque Ambiental Anibal Khury. Disponível em: <http://www.ecoparana.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=23> Acesso em: 03 dez. 2010.
[2]              Idem.

Um comentário: