terça-feira, 13 de agosto de 2013

Resumo da Educação na cidade de Almirante Tamandaré.

TRECHO EXTRAÍDO DA OBRA RELATOS DE UM TAMANDAREENSE/HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ (p. 264-267).

Historicamente o contexto da Educação de Almirante Tamandaré que é uma consequência do desenvolvimento tardio da educação no Brasil. Comecei a apresentar um quadro histórico resumido da história da Educação Brasileira forjada aos moldes da civilização europeia dominante no Brasil que foi introduzida em 1549 com a chegada da pioneira Companhia de Jesus (Jesuítas), com o objetivo principal de catequizar os “selvagens nativos” para torná-los cristãos. Ou seja, inicialmente a Educação não era para atender o colono. É lógico que por efeito, esta primeira manifestação do ensino abrangeu os poucos filhos de colonos existentes no território. 
A partir deste fato o ensino em território brasileiro começou sofrer a sorte das varias ações governamentais históricas. Entre elas as que mais tiveram influência foram: a ordem de saída da Companhia de Jesus do Território Português (na época isto valia para o Brasil), a qual deixou muitas consequências negativas por mais de dois séculos principalmente na colônia; o remanejamento da Capital Portuguesa e a vinda da Corte para o Brasil, o que obrigou o governo a investir em um sistema educacional para atender as necessidades da nobreza e burguesia deslocada para o Rio de Janeiro e Salvador; o processo de Independência do Brasil, onde a primeira Constituição já mostrou uma tímida preocupação com a Educação; o advento da transferência de competência de responsabilidade do desenvolvimento do ensino básico para as províncias, a qual para muitos cientistas da Educação ocorreu em período e forma não compatível com a realidade brasileira; o desenvolvimento da mentalidade de se repensar a cultura brasileira e manifestações em outros setores sociais na década de 1920; fundação das primeiras universidades nos principais centros urbanos do país; surgimento de tendências nacionais de tentativa de aplicação da teoria da Nova Escola; alteração de regime político e consequente alteração dos projetos educacionais; preocupação com o fim do analfabetismo e a alfabetização de adulto; desenvolvimento industrial brasileiro que norteou a política de ensino no Regime Militar que visava atender as novas necessidades da sociedade naquele momento. E por fim o novo norte ditado pela Constituição de 1988, promulgada após amplo movimento pela redemocratização do País, procurou introduzir inovações e compromissos, com destaque para a universalização do ensino fundamental e erradicação do analfabetismo.
Resumindo, a Educação existente no Município, sempre foi um reflexo deste contexto. Mas com um agravante, o extremo aumento populacional que sofreu nos últimos 40 anos. Pois, querendo ou não, teve que se desenvolver uma estrutura para abraçar os anseios da população, que eram e ainda é ditado pelas necessidades imposta pelo sistema capitalista.
Diante deste exposto, os relatos mais antigos do desenvolvimento da educação oficialmente em Almirante Tamandaré, se dão pelo texto da Lei nº 731 de 19 de outubro de 1883[1], assinada pelo Presidente da Província do Paraná, o Sr. Luis Alves de Oliveira Bello. O qual em seu artigo único dispunha da criação de uma cadeira de instrução primária do sexo masculino, na localidade de Botiatuba, distrito de Pacotuba. Porém, a relatos documentais, que já em 1872, se fazia presente uma escola na localidade. Pois, o Sr. João Cândido de Oliveira foi aluno de Antônio Pires Rocha Pombo e Antônio Joaquim Padilha.
No período de 1892 a 1893 o Município de Tamandaré apenas contava com uma escola pública promiscua de ensino primário na Sede cujas professoras foram a Dona Floripa de Siqueira Macedo e posteriormente Dona Gertrudes Domitila da Cunha Martins[2].
Ainda no século, XIX é relatado à significativa colaboração dos recém-chegados imigrantes europeus estabelecidos nas imediações de Curitiba, entre elas se destaca a Colônia Lamenha. Que futuramente faria parte da Villa de Tamandaré, como principais propagadoras de escolas particulares, com o intuito de desenvolver conhecimento e condições de adaptação do imigrante a cultura local, isto foi observado em 1868[3], mesmo existindo na região da Lamenha uma Escola Primaria Colonial[4].
Na região da Colônia Antonio Prado já se fazia existente uma escola já no ano de 1860, tendo como primeiro professor o imigrante alemão Augusto Hecke, que foi professor do Exército Alemão e Missionário da Igreja Luterana. A escola recebeu varias denominações até se instalar no prédio inaugurado em 1986 e denominado em 1991, como Escola Rural Municipal Antonio Prado. Em 2007 possuía apenas 47 alunos matriculados no ensino de 1ª a 4ª série. Em 2009 contava com 40 alunos e 4 funcionários, o que resultou no seu fechamento que gerou muitos protestos[5]
Também no Relatório do Superintendente Geral do Ensino Publico do Paraná, o Dr. Victor Ferreira do Amaral e Silva elaborado em 01 de novembro de 1894, é acusada a existência de três escolas subvencionadas (particulares) em Tamandaré. Localizadas no Tijuco Preto, Conceição e Pacotuba[6].



[1]              BLANCK MIGUEL, Maria Elisabeth.  Coletânea da documentação educacional paranaense no período de 1854-89. Campinas: Editora Autores Associados, 2000. 
[2]              MUNHOZ, Caetano Alberto. Relatório da Secretaria dos Negócios Interior, Justiça e Instrucção Publica/Quadro demonstrativo do professorado do Estado do Paraná. Curityba: Typ. e Lith. a vapor da Companhia Impressora Paranaense, 1894, Quadro anexo, p. ( C ).
[3]              CÂMARA DE EXPANSÃO ECONÔMICA DO PARANÁ. 1º Centenário de Emancipação Política do Paraná. Porto Alegre  RS: Livraria do Globo S.A, 1953, p. 30.
[4]              MUNHOZ, Caetano Alberto. Relatório da Secretaria dos Negócios Interior, Justiça e Instrucção Publica/Resumo das Escolas de Instrucção Primaria do Estado do Paraná. Curityba: Typ. e Lith. a vapor da Companhia Impressora Paranaense, 1894, Quadro anexo, p. (D).
[5]              GAZETA DO POVO. Moradores entram com mandado de segurança contra fechamento de escola. 16 de abril de 2009.
[6]              Idem, Anexos de Relatórios, Superintendência Geral do Ensino Publico do estado do Paraná, p. 40.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário