domingo, 18 de agosto de 2013

FOLHA DE TAMANDARÉ n° 784 de 24 a 31/07/2013

UM TAMANDAREENSE NO CERCO DE ITARARÉ EM 1932
 
O trecho da rua que passa pelo Botiatuba que pertence a histórica Estrada do Juruqui na década de 1990 recebeu denominação de um antigo morador da localidade, sendo o homenageado o comerciante Pedro Jorge Kotoviski, nascido na data de 19 de outubro de 1913, filho do casal de imigrante formado pelo ucraniano Damião Kotovicz com a polonesa Francisca Brzezinski. Casou com Noêmia Cordeiro.
Porém, o saudoso comerciante se destacou por ter participado de um importante momento histórico do Brasil, pois, na sua juventude, serviu à Nação lutando na Revolução Constitucionalista de 1932, no período de 12 de julho de 1932 a 21 de outubro de 1932, no Histórico Cerco de Itararé, segundo o documento oficial do Exército Brasileiro denominado de “Caderneta militar do Cabo Artilheiro Pedro Jorge Kotovski. 1932 a 25 de abril de 1933”, p. 47. Estava lotado na 5ª Divisão de Infantaria Quartel da Lapa, Brigada da 5ª Região Militar (atualmente 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado), compondo a 2ª Bateria do 5º Grupo de artilharia de montanha.
Cabo artilheiro Pedro Jorge Kotoviski em Campanha em Itararé em julho de 1932.
Foto: Família Kotoviski.

Seu filho mais novo Otavio Kotoviski, lembra que o Sr. Pedro costumava contar detalhes dos acontecimentos mais marcantes enquanto estava em ação em Itararé: “(...) eis que, em uma patrulha que durou dias, começou haver a necessidade de racionalizar alimentos. No entanto, o alimento sempre estava disponível nos suprimentos dos soldados paulistas que eram encontrados mortos e propositalmente abandonados pelo caminho, porém, o Tenente não permitia que Pedro e seus colegas de campanha pegassem o suprimento dos mortos, pois os mesmos poderiam estar envenenados, uma vez que era uma tática de guerra usada pelos paulistas”.

Nesta mesma recordação, contava sobre a troca de tiros que seu pai teve que passar: “(...) estávamos intrincheirados, quando o Tenente se levantou e foi dar a ordem para atacar (...) coitado, quando falou para atacar, foi mortalmente atingido na cabeça. A sorte é que tínhamos coberturas de outros grupos, que avançaram a posição...!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário