quinta-feira, 22 de agosto de 2013

DIA DO FOLCLORE BRASILEIRO

Hoje, 22 de agosto se comemora o Dia do Folclore.
A cidade de Almirante Tamandaré é muito rica em manifestações folclóricas, principalmente as relacionadas a contos e lendas. Diante disso será exposto uma história que virou estória...

Conto extraído da obra Contos e Lendas de um Povo organizado e pesquisado pela Professora Josélia Ap. Kotoviski. 

O lobisomem da Escola Municipal Vereador Vicente Kochany.

A professora Cintia Pacheco contava que certo dia de inverno na Escola Vereador Vicente Kochany a criançada começou a dizer e a avisar as professoras que tinha um lobisomem no mato atrás da escola. Porém, ninguém acreditou muito naquilo.
Uma semana depois, começou a faltar alunos e por coincidência apareceram mães vindo verificar porque seus filhos estavam com tanto medo de ir para escola. E se já tinham dado jeito no cachorrão estranho que causava medo nas crianças.
A diretora preocupada resolveu verificar a tal “estória” que a criançada contava. Então esperou o locus fusco e pediu para as crianças mostrarem onde estava o tal lobisomem, que sempre ficava no mesmo local na tardinha!
Não demorou muito e as crianças apontaram para o mato. E a diretora e professoras em um primeiro momento levaram um susto. Porém, mais calma e com uma observação mais lógica verificaram que era um cachorro normal. Mas que pelo fato de ser preto, peludo e grande, e estar em um local pouco iluminado dava a impressão de ser um lobisomem!
Então, no outro dia explicaram o fato para as crianças e tudo voltou ao normal.  

O Lobisomem maroto.

Uma senhora ao lembrar de seu tempo de juventude, contava que sempre  voltava para a casa, por uma trilha no cair da noite. Por este caminho que era pelo meio do mato sempre o seu cachorro a acompanhava.
Uma certa tarde noite de inverno, ela estava voltando da roça e sentiu o cachorro se esfregar nas suas pernas. Ela dizia para ele sair. Mas o cachorro continuava até ela sair da escuridão do matagal.
Então na hora que ela chegou em casa, percebeu que o cachorro estava dormindo na varanda. Então refletiu assustada que o que se esfregava não era seu cachorro. Foi quando ela olhou para trás e com tremendo susto viu no quintal de sua casa um lobisomem.
Depois disso, não lembra mais de nada, já que desmaiou e acordou com seus pais lhe prestando socorro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário