sábado, 17 de agosto de 2013

RELATOS DE UM TAMANDAREENSE, SEGUNDO ANIVERSÁRIO!

Hoje fazem 2 anos que foi lançada a obra histórica Relatos de um tamandareense. História do município de Almirante Tamandaré.
A história do livro que na data de 17/08/2011 foi lançado, nasceu de um constante questionamento que faço intimamente a mim mesmo. Ou seja, como ser realmente útil ao mundo?
Foi no contexto deste raciocínio que no locus focus do dia 20 de novembro de 2010, estava passando com minha bicicleta pela rua Rachel Candido de Oliveira que me ascendeu a vontade de escrever um livro sobre a história do município. Ou melhor, proteger do esquecimento e da distorção causada pela colheita irresponsável da oralidade, a história da cidade que com carinho sempre me acolheu.
Pois, independente de motivação quanto mais a história vai se perdendo, mais condicionadas a sofrerem interpretações falhas ela fica. E por consequência o que era fato real vira lenda. E o que era lenda se torna fato real dentro de um contexto de contradições terríveis e daninhas no que tange o legado histórico deixado para as futuras gerações.
Foi norteado por este raciocínio que percebi que poderia realmente ser útil nesse mundo. Pois, mesmo dentro de minhas limitações e da falibilidade humana, eu estaria no mínimo criando um marco referencial. Um ponto de partida e incentivo a futuras pesquisas sobre o cotidiano do município.
Porém, como eu iria fazer este resgate histórico de informações?
Um dia escutei, que quando moramos muito tempo em um lugar, acabamos sendo o próprio lugar. Talvez eu não more tanto tempo em Almirante Tamandaré, a ponto de assim ser. Mas o simples fato de conviver com quem já é o lugar, já me faz também ser uma pequena parte da cidade.
Por sorte, lembrei-me que possuo trinta e quatro anos de pesquisa de campo colhida no seio dessa terra, e uma vasta biblioteca viva que me cerca, ou seja: meus familiares, amigos e pessoas conhecidas desta sociedade, que assim como eu, são filhos de filhos de pessoas que pioneiramente desbravaram estas hostis terras. E mesmo na adversidade dos primeiros tempos nunca fugiram dos desafios. Busquei guardar as ações perseverantes de muitos anônimos e não-anônimos que contribuíram com seu jeito e em diferentes setores da vida, para um cotidiano melhor que por efeito se concretizou em beneficio a um grupo maior.
Mas a questão então não era mais o que escrever, mais o de comprovar que tudo que se teceu, possui veracidade. Pois, esta obra que apresento a sociedade agora e que por efeito vai ficar para as próximas gerações, é uma pesquisa científica. E por este motivo deve carregar a credibilidade em cada relato, desenvolvido dentro de um processo de técnicas e metodologias científicas que permeiam a pesquisa histórica.
Por sorte ou destino, possuo estes conhecimentos, pois sou formado em História e carrego o título de Especialistas de História Do Brasil. Além de conhecimentos no campo jurídico, já que sou Bacharel em Direito. Outra experiência em pesquisa que possuo, diz respeito ao período que tive que elaborar minha dissertação para alcançar o Grau de Mestre em Ciência da Educação, além de eu ter participado do projeto Contos e Lendas de um Povo Coordenado por minha mãe, a professora mestra Josélia Kotoviski que foi uma pesquisa de campo que colheu relatos do cotidiano do Tamandaré Antigo, do Tamandaré-Curitiba, Tamandaré-Rio Branco, Timoneira-Colombo, Timoneira autônoma, até aos contemporâneos dias,...
Foi então, que com ares sanhudos de façanha, desbravei e explorei os meus conhecimentos e informações sobre o município; norteados e fundados em um arquivo de materiais sobre Tamanadaré colhidos e guardado durante anos por minha mãe.
Também me norteie em alguns fatos existentes no trabalho do professor Pedro Kokuzska no contexto de seu livro: Nos rastros dos imigrantes poloneses, além dos legados dos senhores Harley Stocchero, Didio Santos e de seu Hermenegildo de Lara;
Outras fontes que possibilitaram dar chão aos meus textos, foram: o jornal Folha de Tamandaré fundado pelo senhor Antonio Rodrigues Dias de propriedade de seu Leônidas Dias. A de destacar a colaboração também do Jornal Tribuna dos Minérios, desde 1967.  É lógico que muita documentação oficial e legislação dispersa colaboraram também para dar fundamento a esta obra.
Porém, é de consciência que o que escrevi tem falhas.
Mas alguém deveria guardar a história do município, pois são mais de 120 anos de uma trajetória que não pode ser dispersada nas areias do tempo.
Os Relatos de um Tamandareense é uma obra cientifica histórica com linguagem adaptada a atender aos anseios de uma plateia heterogênea, cujo, a finalidade é não deixar estes feitos serem apagados com o tempo e fornecer subsídios situacionais para futuras pesquisas. Nesse sentido, busca funcionar também como um documento de contraposição a qualquer alteração estabelecida sobre fatos notórios e de conhecimento público. Feitas por possíveis interpretações doutrinárias ou ideológicas, que ao invés de preservar a história de um povo, a apagam, mantendo apenas o que lhe interessa e possa ser utilizado para um propósito que lhe traga algum retorno.
Diante deste exposto inicial, este livro é a preservação da pequena parte da história municipal expressando-se como uma homenagem a todos aqueles que no contexto desta obra serão citados, e também aos que não serão, mas que mesmo assim deixaram sua marca nessa terra. Sei que muitos não mais estão entre nós em vida. Mas estão na forma de seus empreendimentos em diversas áreas que ajudaram a construir o município que aprendi admirar desde cedo. Está obra também relata ações de pessoas, que ainda estão firme e forte, colaborando do seu jeito, para dar rumo ao progresso da cidade.

Pois, o grande mérito de se colaborar com a história do município, não esta no reconhecimento, mas na satisfação de se ter melhorado o lugar em que se vive. Pois, quem faz para a comunidade está fazendo para si próprio, já que todos nós fazemos parte de um grupo, entrelaçada em um contexto de ação e reação.

Visite e conheça o livro no site:http://issuu.com/kotovski/docs/livrokotovisk

Nenhum comentário:

Postar um comentário