terça-feira, 30 de julho de 2013

LEMBRANÇAS DA VILA DE TAMANDARÉ

O presente texto foi extraído da pesquisa "Contos e lendas de um povo" elaborado pela Mestra Josélia Ap. Kotoviski em 2001.


A saudosa Dona Izalita Real Prado estava com noventa e três anos quando relatou algumas lembranças sobre a Velha Tamandaré. Ela contava que a casa onde mora foi à primeira escola do Botiatuba e Inspetoria de Ensino. O professor cujo ela tem lembrança era o senhor Sinfrônio de Andrade. Sendo que esta casa mantém as mesmas características de quando foi construída. 
Lembra que seu esposo já falecido o senhor José Real Prado Sobrinho (conhecido como Seu Zezinho ou Espanholzinho) era neto de José Real Prado Vice-Cônsul da Espanha no Paraná nomeado em 10 de abril de 1915. Morou no Botiatuba na época em que o território tamandareense pertencia a Curitiba.  Da mesma forma, que foi seu José Real Prado o dono do primeiro armazém do Botiatuba.
Nas décadas de 1910 continuava  muito difícil ir até Curitiba. Pois, tinham que atravessar um mato onde é hoje o Haras Tamandaré (Contemporâneo Parque Estadual Ambiental Anibal Cury) e percorrer a Estrada da Cachoeira. Levava quase meio dia para chegar lá.
Como naquela época era muito difícil ir para capital, a avó de seu Zezinho,  Dona Margarida curava muita gente com homeopatia. Já seu Zezinho foi funcionário do posto de  saúde, tendo atendido muito dos filhos de Tamandaré no tempo que ali trabalhou.
A casa onde mora mantém as mesmas características de quando foi construída e espera completar cem anos morando nela.

Um comentário:

  1. Obrigada pelo teto, me ajudou a saber mais sobre quem era Jaci Real Prado!
    #por mais textos assim! =)

    ResponderExcluir