domingo, 28 de julho de 2013

FOLHA DE TAMANDARÉ, nº 766, 22 a 31/03/2013

O último motorneiro

O saudoso tamandareense Benjamin Cailesso entrou para a história do transporte público no Paraná. Pois as 20:00 horas do dia 23 de junho de 1953, na esquina da rua 24 de Maio com Emiliano Perneta em Curitiba, os passageiros ficaram no ponto e o velho bonde disse adeus, dando lugar ao ônibus, mais confortáveis e rápidos.
Em entrevista prestada ao Diário Popular, ele conta: “O último bonde quem recolheu fui eu. De uniforme amarelo-caqui, jaquetão e camisa creme, gravata preta e boné amarelo. O meu boné tinha o numero 21,...”.

Benjamin Cailesso (grafia do nome e sobrenome de acordo com a assinatura do mesmo)/Foto: “Certificado de Reservista de 3ª Categoria nº 60458”.



Só para constar, motorneiro é a denominação dada a quem conduz bonde.
Em referência ao tradicional morador da Vila de Tamandaré Benjamin Cailesso foram coletadas as seguintes informações pessoais disponibilizadas pelo “Certificado de Reservista de 3ª Categoria nº 60458” sob a guarda do professor de História Erico Peres Oliveira filho de Célia Prado (Célia do Benjamin), que cita que ele nasceu em 23 de março de 1910 em Tamandaré. Seus pais eram os imigrantes italianos Pedro Antonio Cailesso e a sra. Maria Angelo Juliani Cailesso. Seu Benjamin em 1934 era funcionário publico estadual. Na década de 1970 trabalhou no Posto Rural Estadual que vendia implementos agrícolas. Foi casado com a sra. Anna P. Cailesso. Faleceu em 21 de fevereiro de 1981.

Antonio Ilson Kotoviski Filho. É professor de História, Bacharel em História, Especialista em História do Brasil, Mestre em Ciências da Educação, Bacharel em Direito, historiador e poeta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário