terça-feira, 16 de julho de 2013

FOLHA DE TAMANDARÉ nº 759, 23 a 31/01/2013

O CARACOL

Ligado intimamente a vegetação típica, as características do relevo, hidrografia e clima tamandareense está a sua fauna terrestre muito rica em espécies, a tal ponto de ser sido um dos lugares prediletos para o desenvolvimento da caça. Porém, esta realidade mudou com a Portaria 117 da Divisão da caça e pesca do Ministério da Agricultura datada de maio de 1951 que proibia a caça em determinadas cidades, entre elas foi citada a cidade de Timoneira no Paraná.
Esta atitude governamental foi fundada principalmente pelo fato das características do município propiciar a existência de espécies em processo de extinção e exclusivas da região como por exemplo o caso do pequeno caracol, que se encontra nas folhas de verduras, em lugares úmidos próximos geralmente a entulhos.
Consta que oficialmente em 1952 o pesquisador da natureza paranaense Frederico Lange de Morretes, p. 109-126 identificou na região compreendida do Pilarzinho (Curitiba) ao Juruqui uma nova espécie de molusco denominada cientificamente de Mirinaba curytibana (popular caracol). A qual apresenta “concha oval-acuminada, dorso-ventrealmente comprimida, delgada, com 4 ¾ voltas, coloração olivácea-amarelada, com estrias espirais microscópicas. O maior exemplar mede 48,0mm de comprimento por 25,0 mm de diâmetro. A massa cefalopediosa é de cor castanho ferruginosa, com tentáculos escuros e opacos. Encontrados em florestas de araucárias da Mata Atlântica, sob vegetação, entre folhas caídas em decomposição”
É um animal que pertence cientificamente ao Filo: Molusca; Classe: Gastropoda; Ordem: Stylommatophora; Família: Strophocheilidae.  
Este típico animal da fauna tamandareense possui o status de ameaçado de extinção pelo Ministério do Meio Ambiente desde março de 2003 segundo o “Livro vermelho da fauna brasileira ameaçadas de extinção”, p. 479.
Outros invertebrados típicos da região que estão ameaçados de extinção são a libélula (Minagrion mecistagastrum) e o piolho-de-cobra (Peridontodesmella alba).


Antonio Ilson Kotoviski Filho é professor de História, Bacharel em História, Especialista em História do Brasil, Mestre em Ciências da Educação, Bacharel em Direito, historiador e poeta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário