quinta-feira, 11 de julho de 2013

FOLHA DE TAMANDARÉ, nº 752, 23 a 30/11/2012, p.03.

OS MIGRANTES FORÇADOS

A história do município de Almirante Tamandaré foi construída em diversos momentos e por diferentes grupos de pessoas, mas que se inter-relacionaram e produziram uma realidade que gerou um complexo e bonito contexto cultural.
Porém, merece atenção alguns grupos de pessoas não tinham por objetivo viver aqui e por efeito construir uma história na cidade. Pois, a chegada de muitas pessoas não foi voluntaria, mas sim forçada!  
Esta condição foi relatada na “Tribuna dos Minérios, janeiro de 1970, nº 28” na reportagem “Erradicação de favelas em Curitiba esta prejudicando o município tamandareense”, que denunciava a seguinte condição:
“Na gestão do sr. Ivo Arzua como prefeito de Curitiba foi iniciada a erradicação das favelas dos bairros curitibanos.
Pelo que se sabe, os favelados eram levados e deixado em localidades afastadas da Cidade Sorriso em caminhões da prefeitura local.
Já naquela ocasião Cachoeira foi o local preferido para este tipo de despejo. Mas com a mudança de prefeito de Curitiba notou-se uma trégua neste sentido; no entanto agora reiniciou-se esta atividade com muito animo. E Cachoeira continua sendo o ponto predileto para o abandono dos menos favorecidos pela sorte.
Semanalmente Cachoeira recebe inúmeras mudanças desses infelizes trazidos por caminhos daquela prefeitura. Os caminhões chegam com este povo, alguma madeira velha, chegam ao local, geralmente capoeira, esvaziam o veículo e boa sorte...
Disto tudo o que mais se lamenta, é que o município de Almirante Tamandaré do qual Cachoeira e subordinado, ser tão desprovido de recursos para dar a estes infelizes o que realmente precisam, e o que nos parece, nem um acordo entre o prefeito de Tamandaré e de Curitiba foi feito; de uma coisa sabemos: de que a condução que realiza este transporte pertence a Prefeitura de Curitiba, e o fazem com autorização assinada; disto temos provas”.
Infelizmente, a cidade de Almirante Tamandaré colhe contemporaneamente as consequências desta atitude de 40 anos atrás que se agravaram e se manifestam na condição da baixa vida das pessoas, problemas ambientais, violência, problemas de infraestrutura,..., ou seja, o legado deste ato foi a gênese das favelas existentes no município. 


Antonio Ilson Kotoviski Filho é professor de História, Bacharel em História, Especialista em História do Brasil, Mestre em Ciências da Educação, Bacharel em Direito, historiador e poeta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário