sexta-feira, 19 de julho de 2013

FOLHA DE TAMANDARÉ, nº 762, 23 a 28/02/2013

Estrada de Ferro Norte do Paraná, 104 anos de história.

O “Relatório apresentado ao Exmo. Sr. Dr. Francisco Xavier da Silva Presidente do Estado do Paraná em 31 de dezembro de 1909 pelo bacharel Claudino Rogoberto Ferreira dos Santos Secretario d’Estado dos negócios de obras publicas e colonização” traz em suas páginas 69-89 o histórico da Estrada de Ferro Norte do Paraná, o qual será relatado resumido e parcialmente na integra já que se trata de um texto fundado em legislações com adaptações a algumas particularidades locais.
A gênese da Estrada de Ferro Norte do Paraná foi uma resposta as dificuldades que permeavam o transporte terrestre entre a capital e a Colônia Açungui.  Sendo, que no inicio do século XX isto iria mudar com o advento da passagem do trem. Principalmente porque se expressou através do Decreto Estadual n° 35, publicado em 03 de fevereiro de 1890, assinado pelo Presidente do Estado José Marques Guimarães.
Devido a onerosidade da obra já que o trajeto da ferrovia se fazia por trechos de complexa engenharia, a vontade do governo não se concretizou naquele momento, tão pouco depois nas outras tentativas.
Somente 16 anos depois com o advento da Lei 631, de 14 de março de 1906, finalzinho do governo de Vicente Machado da Silva Lima, que possibilitou que fosse consignada a verba Fretes e Passagens no orçamento da Receita do Estado do Paraná, ocorreu a necessária garantia de juros do capital a ser empregado na obra ferroviária. Com esse dispositivo legal, foi baixado o Decreto nº 298, de 27 de julho de 1906, assinado pelo então presidente do Estado, o Sr. João Candido Ferreira, que concedia a Gaston de Cerjat, ou a empresa que o mesmo organizasse. Os privilégios para a construção, uso e gozo da ferrovia. O início da construção foi em 19 de dezembro de 1906 junto às comemorações do 53º aniversario da emancipação política da Província do Paraná
Em janeiro de 1907 chegava a Vila de Tamandaré as obras da linha férrea, sendo que segundo o jornal “A Republica de 14 fevereiro de 1907” os obreiros da estrada de ferro foram recepcionados com grande alegria pelo povo e lhe foram oferecidos bebidas finas patrocinada por conceituados comerciantes da localidade.
Nos Relatos do saudoso sr. Generoso Candido de Oliveira, ao “Projeto Contos e Lendas de um povo” em 2002, já com o advento da construção da ferrovia adentrando em território tamandareense, o Sr. João Candido de Oliveira teve a oportunidade de fornecer os dormentes para a empresa que construía este trecho (divisa Curitiba até os limites com Rio Branco do Sul).
Porém, no que tange as informações da “Paroquia Nossa Senhora da Conceição de Almirante Tamandaré registradas no Livro Tombo, 1909, p. 20” o local onde ela estava sendo construída, era muito próximo, de uma capelinha ali existente desde 1863 (local onde se encontra a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição de Almirante Tamandaré). Diante deste problema, já que com o advento da passagem do trem poderia ocorrer o comprometimento da estrutura da frágil edificação de estuque (uma mistura de barro com cal que cobre uma estrutura de varas entrelaçadas). O qual vem ocorrer já com a passagem do trem de serviço (trem que transportava o material para a construção da ferrovia) em 24 de agosto de 1908 segundo a publicação do prefeito João Candido de Oliveira disposta no jornal a “Republica de 27 de Agosto de 1908”.
O termino da ferrovia se deu em fevereiro de 1909 no segundo governo do presidente estadual Francisco Xavier da Silva, quando a obra alcançou a Vila Rio Branco. Sendo que o primeiro trecho totalizou 43.397 metros. O que permitiu ser inaugurada em 28 de fevereiro de 1909 como expressa a “Ata de inauguração do trafego da Estrada de Ferro Norte do Paraná”.  Em 2 de março de 1909 foi aberta ao público.
Na antiga plataforma de embarque na Sede, ocorreu a recepção da comitiva inaugural que solenemente abriu o trafego oficialmente através da pessoa de Carlos Ritz Teixeira de Freitas em 28 de fevereiro de 1909 no ramal Tamandaré. Posteriormente o comboio inaugural seguiu para Rio Branco para solenemente inaugurar a Estrada de Ferro. Curiosamente o prefeito de Tamandaré Frederico de Souza e Vasconcellos não estava presente na solenidade tão pouco o Presidente da Província.

Estação de Tamandaré, em 1910, a pioneira locomotiva tipo Mogul (que se encontra atualmente em um museu na cidade de Caçador), ao chão do pátio, toras de pinheiro-do-Paraná/Foto tirada por Benedicto Severiano e publicada no periódico carioca “O Malho, 14 de maio de 1910, nº 400”.


Antonio Ilson Kotoviski Filho é professor de História, Bacharel em História, Especialista em História do Brasil, Mestre em Ciências da Educação, Bacharel em Direito, historiador e poeta. 

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