segunda-feira, 1 de julho de 2013

FOLHA DE TAMANDARÉ nº 742, de 09 a 15/09/2012

CONTANDO HISTÓRIA

Com o objetivo de resgatar, preservar e estimular a busca pela história do município, na data de 17 de agosto de 2011 era lançado o livro “Relatos de um tamandareense”.
Foi uma pesquisa norteada pela oralidade, porém confrontada com documentos legais, que destacaram fatos de relevância no contexto do desenvolvimento das características da cidade.
A pesar das falhas existentes na pesquisa a obra foi bem recebida pela população. Ocorreram críticas, mas foram críticas informativas, sugestivas e corretivas que me alegraram e me incentivaram realizar uma nova pesquisa mais abrangente, o que resultou em algumas surpresas. Outro fato referente a nova pesquisa diz respeito a uma gama maior de fatos relativos aos séculos XVII, XVIII, XIX e início do XX. Praticamente já esta quase terminada a nova obra, denominada de “Considerações históricas e geográficas sobre a cidade de Almirante Tamandaré”, a ser lançado em 2013.
Porém, não fugindo do contexto da coluna, gostaria de citar que a que a história da cidade, pioneiramente foi contada e registrada pela obra oficial “Estudo Histórico – Estatístico – Descritivo do Município de Timoneira”, elaborado por Harley Clóvis Stocchero e Didio Santos em dezembro de 1951. Merece destaque as obras poéticas e crônicas do Acadêmico Harley Stocchero, que carregam em seu contexto fatos do cotidiano de tamandareense.    
No ano de 2000 o Professor Pedro Martim Kokuszka lançou a obra “Nos Rastros dos Imigrantes Poloneses” e recentemente (2012) também laçou a obra “Botiatuba e seus encantos”. Também merece destaque a “Coleção Infantojuvenil” que sabiamente preserva os contos e lendas tamandareense.
Em 2004, Sérgio Roberto Calado lançou o livro: “Campo Magro: um município para ser conhecido e amado”.      
Ou seja, a cidade tem história registrada e uma rica literatura popular, também imortalizada. Independente se o assunto é sobre imigrantes, um bairro, uma cidade que não existe mais ou uma região territorial que não faz mais parte do município. Pois, cada obra funciona como uma peça de quebra cabeça que aos poucos vai sendo montada para nortear as pesquisas no contexto de atingirem maior qualidade e precisão relativo aos fatos e pessoas que fizeram o seu melhor para melhorar o lugar que deixaram para seus filhos.
Algumas obras que preservam a história e cultura local/Acervo: Família Kotoviski.        
      

Antonio Ilson Kotoviski Filho. É professor de História, Bacharel em História, Especialista em História do Brasil, Mestre em Ciências da Educação, Bacharel em Direito, historiador, poeta e colunista da Tribuna da Barreirinha e Tribuna do Centro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário