sábado, 19 de outubro de 2013

ROTARY E O JANTAR DANÇANTE DA QUIRERA

No ano de 2000, iniciava-se o tradicional Jantar Dançante da Quirera, organizado pelo Rotaract, com objetivos filantrópicos. Sempre realizado no Segundo semestre do ano[1]. Porém, se deve destacar que o Rotary Club de Almirante Tamandaré já realizava este tradicional Jantar Dançante sob o nome de Baile da Quirera já transcendente a sete de abril de 1989. O cardápio do jantar é a tradicional quirera com suam acompanhada pela salada de chicória ou agrião. 
A origem deste típico prato gastronômico da cidade transcende a época da colonização. Porém, só no final do século XIX os imigrantes poloneses aperfeiçoaram este prato na região, como resposta a dura sobrevivência em tempos de desbravação em seus assentamentos. Pois, observaram no milho uma cultura que poderia ser bem aproveitada e naturalmente já difundida, aliada a carne de porco que era facilmente obtida em qualquer chácara na época. Ou seja, era um alimento nutritivo e barato que foi também difundido pelos tropeiros, já que era fácil seu preparo[2].  
Em 02 de setembro de 1985, o pioneiro Rotary Clube de Almirante Tamandaré sob a presidência do Sr. João Siqueira Neto, inaugura na Rua Didio Santos, nº 43, Centro, à Casa da Amizade. Que representava a primeira fase de um projeto de Construção de um Salão Social de 240 m², para festas, bailes, reuniões e atividades culturas, tanto do próprio clube, quanto para a comunidade tamandareense. Infelizmente a Casa da Amizade não evoluiu para a segunda fase. Porém, apesar deste fato, nunca os rotaractianos deixaram de prestar auxilio e ajuda as manifestações festivas culturais religiosas no município, como também a desenvolver projetos sociais. Esta instituição segundo informações documentais já faz presença na cidade desde maio de 1978[3].


[1]              ROTARY INTERNATIONAL. 700 pessoas prestigiam o Jantar Dançante da Quirera. Disponível em: < http://www.rotary4730.org.br/jml1515/index.php?option=com_content&view=article&id=841:700-pessoas-prestigiam-o-jantar-dancante-da-quirera&catid=1:notas&Itemid=19>Acesso em: 31 dez. 2010. 
[2]              INVENTARIO DA OFERTA TURÍSTICA. Município de Almirante Tamandaré/Secretaria Municipal da Cultura e Lazer, 1994, p.15. 
[3]              FOLHA DE TAMANDARÉ. Wilson no Rotary. Ano I, nº 09, julho de 1985.

Nenhum comentário:

Postar um comentário