domingo, 27 de outubro de 2013

MOEDA INFORMAL

Na década de 1950 existiam na cidade 62 estabelecimentos comerciais (armazéns, mercearias e bares)[1]. Nesta época (e anterior a ela) o sistema de cobrança de imposto tinha uma particularidade, pois, o comerciante registrava as vendas em um livro, onde posteriormente era calculado o imposto, o qual deveria ser pago com a compra de selos na coletoria, que eram colados nestes livros e carimbados. Estes selos até eram coloridos sendo que cada cor representava um valor. Com o advento da autonomia da cidade com a denominação de Timoneira, o selo possui como gravura em cor única o brasão da atual da cidade. Ou seja, o atual Brasão, pelas características nele impressas, e pela restauração dos símbolos municipais e estaduais com o fim do período Vargas, tudo leva a possibilidade que o Brasão Municipal tenha sido criado já no final da década de 1940. Já os selos anteriores, carregavam o antigo Brasão do Estado do Paraná.
Curiosamente estes selos tarifários comprados na Coletoria também funcionavam informalmente como moeda corrente.
O primeiro selo foi utilizado a partir 1948, observem o detalhe do brasão. Já  o segundo e o terceiro eram os selos utilizados na década de 1930, porém estes eram confeccionados pelo Estado.



[1]              ENCICLOPÉDIA DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS. Almirante Tamandaré.  IBGE, Vol. XXXI Paraná,  Rio de Janeiro, 1959, p. 26.

Nenhum comentário:

Postar um comentário