quarta-feira, 23 de outubro de 2013

JORNAIS TAMANDAREENSES

Um dos maiores colaboradores, ou o maior colaborador, para que a história e a cultura do município não se percam no tempo e consequentemente não morra, mesmo não escrevendo livro. Mas sim sendo responsável por um tradicional periódico que reproduz a realidade cotidiana do município tamandareense é o lendário jornalista, esportista, radialista e filho nato da terra Leônidas Antonio Rodrigues Dias. Nascido em 11 de agosto de 1944. Dono do tabloide quinzenal Folha de Tamandaré, intitulado como a verdade sem retoque, desde a sua fundação proporcionada pelo seu pai, o professor e jornalista, Antonio Rodrigues Dias, em 31 de março de 1985.
Porém a consagração da credibilidade deste jornal ocorreu no advento da Lei 25 de 05 de outubro de 1989, sancionada pelo prefeito Roberto Luiz Perussi, que tornava a Folha de Tamandaré um órgão oficial do município. Longe de demagogia, mas dentro de uma analogia, este fato representa que a Folha de Tamandaré, possui um status no município, equivalente ao que o Diário Oficial do Paraná possui para o Estado ou que o Diário da República possui para a União. Ou seja, a publicação dos atos oficiais da administração pública, independente de Poder no jornal, o qual muita gente acha chato e nem dá atenção, (assim como a Voz do Brasil no Rádio), atende ao Principio Constitucional da Publicidade, expressado no Caput do Artigo 37 da Magna Carta Nacional de 1988. Ou seja, a Folha de Tamandaré cumpre com este papel no município, ao divulgar os atos do Poder Executivo e Legislativo. Atualmente o tradicional jornal cobre oficialmente os municípios de Bocaiúva do Sul, Tunas do Paraná e Campo Magro.  
Não se pode deixar de destacar, o saudoso jornalista José de Souza Mattos que em 27 de outubro 1967 fundou a Tribuna dos Minérios, que serviu como principal meio de informação da região dos minérios e da cidade de Almirante Tamandaré até o advento da Folha de Tamandaré. Neste período também prestava o serviço de divulgação dos atos oficiais do município. Atualmente a Tribuna dos Minérios cobre especificamente notícias de Rio Branco do Sul, Itaperuçu e Cerro Azul com algum destaque esporádico de algum fato notório e de repercussão mais abrangente sobre Almirante Tamandaré. A Tribuna dos Minérios também presta o serviço de divulgação dos atos oficiais de Rio Branco do Sul, Itaperuçu e Cerro Azul. 
Outro cidadão tamandareense, que colaborou com a preservação e divulgação dos acontecimentos marcantes do município, mesmo que efemeramente foi o senhor Nelson Becker, o qual no ano de 1994 fundou o jornal Gazeta Ancorado, que prosperou até o final da década de 1990.  
Primeira edição da Folha de Tamandaré, 31/03/1985.
Fonte: Biblioteca Pública do Paraná – Divisão de documentação paranaense. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário