sábado, 26 de outubro de 2013

Igreja Nossa Senhora do Rocio

Uma realidade que fazia parte das comunidades tamandareenses até meados da década de 1960 era a falta de capelas. Sendo que a celebração de Eucaristia geralmente era feita na casa de algum morador da comunidade local. Uma dessas localidades que conviveu com esta situação foi o Juruqui. No entanto, toda vez que as celebrações terminavam corria a ideia de se construir uma capela. Porém, foi no meio de um jogo de cartas, que começou a se discutir um projeto para concretizar aquele sonho da localidade. Neste contexto, um grupo de moradores foi falar com o pároco que na época era o tamandareense Frei Vital Basso[1].
Tal ideia repercutiu bem, sendo que de imediato os Senhores Francisco Meguer e José Júlio Meguer, doaram o terreno para a construção. Posteriormente a este fato, foi realizado no local na data de 22 de setembro de 1962 a 1ª Missa e a bênção solene da pedra fundamental. Sendo que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi doada pelo Senhor Atílio Bini que saiu em procissão da Sede até o Juruqui[2].
Foram os pioneiros idealizares e fundadores da Igreja Nossa Senhora do Rocio no Juruqui: Presidente, Francisco Sandri; Vice-Presidente, Francisco Meguer; Tesoureiro, Francisco Manfron; Conselheiros: Antonio Bernardo, Antonio Straiotto, Antonio Sandri, Abílio de Moraes, Lício de Moraes e outros[3].
A Igreja Nossa Senhora do Rocio ficou pronta em 1965.
Contemporânea Igreja Nossa Senhora do Rocio no Bairro do Juruqui /Foto: Antonio Ilson Kotoviski Filho, de abril 2011.

[1]              ESCOLA ESTADUAL LAMENHA PEQUENA. Projeto: A evolução do Bairro Lamenha Pequena/Professora Paula Fabiane Manfron. 1999.
[2]              Idem.
[3]                                                                                                                                                                                  Idem.               

Nenhum comentário:

Postar um comentário