segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O SER HUMANO NA AMÉRICA.

De onde vieram os índios, que os portugueses encontrados no Brasil?
Tudo indica que a população nativa encontrada tanto por portugueses, quanto por espanhóis na América, provavelmente tenham vindo do continente asiático e da Oceania. Pois, segundo alguns pesquisadores, o ser humano chegou a América através do Estreito de Bering, ainda no período que o planeta Terra sofria com o fenômeno da Glaciação. Pois, nesta época, o mar que banha a região, estava congelado. Ou seja, na busca por alimentos e pela própria sobrevivência, grupos humanos asiáticos nômades, provavelmente no processo de seus deslocamentos, atravessaram sem perceber, a “ponte de gelo” que ligava a Ásia e a América, que atualmente é o traiçoeiro e perigoso Mar de Bering.
Porém, ao chegar à América, resolveram caminhar para o sul. Alguns grupos, conforme iam se adaptando as regiões por onde passavam, nela permaneciam, e começavam por vários motivos ainda não elucidados de forma plausível, a se tornarem sedentários. Já outros, por não se adaptarem, continuavam nômades, e cada vez mais adentrando e se espalhando pelo território americano.
Alguns destes grupos, em sua trajetória de sobrevivência se adaptaram tão bem, que conseguiram desenvolver cultura e conhecimentos avançados demasiadamente para o período que viviam (Maias, Astecas, Incas,...). No entanto, outros continuaram estagnados, praticamente poucos evoluíram em ralação ao período da migração continental. No entanto, este processo se desenvolveu em um contexto de aproximadamente 15.000 anos. No entanto, existem divergências, quanto à data do estabelecimento do homem na América, principalmente por que existem cientistas como a pesquisadora Niéde Guidon, que defendem que o homem já faz parte do cotidiano da América, a mais de 50.000 anos.
Independente se 15.000 ou 50.000 anos, a ciência ainda não tem certeza se o homem realmente só chegou pelo caminho do Estreito de Bering na América. Isto porque, surgiu a Teoria dos Diversos Caminhos. A qual expõe, que o homem, além de ter atravessado o Estreito de Bering, também, se deslocou da região sul da Ásia, e da região da Polinésia, por via marítima. Navegando com canoas de ilha em ilha, até que m na porção sul do continente americano, onde também começaram se espalhar, só que no sentido leste, norte e sul.
No entanto, ainda não foi descartada a possibilidade de que o homem americano teve origem na própria América. Porém, falta uma prova concreta e objetiva para fundamentar esta teoria. 
Possível caminho do homem até chegar na América/Fonte: http://fabiopestanaramos.blogspot.com.br/2011/08/o-surgimento-do-homem-os-primeiros.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário