sexta-feira, 22 de novembro de 2013

QUAL É A DATA FESTIVA CERTA?


Adesivo alusivo ao Centenário
da cidade de Almirante Tamandaré
Acervo: Família Kotoviski
Há alguns meses atrás em uma época de luto municipal fui questionado sobre qual era a data coerente de criação da cidade de Almirante Tamandaré, ou seja, 28 de outubro de 1889 ou 11 de outubro de 1947.  Rapidamente respondi 28/10 e argumentei que me fundamentava na Lei Municipal nº 31/1989. Porém, não surpreso fui contra argumentado de forma respeitosa, que a presente data estava errada e que a que fazia justiça deveria ser 11/10 como expressava a Lei Estadual n° 02, inciso XXI que criou o município de Timoneira. Inclusive a pessoa que questionou foi um vereador que na época (1989), foi contra a mudança da data festiva.
Uma questão polemica, mas interessante, principalmente se considerar que apesar do território praticamente ser o mesmo considerado pelas respectivas Leis que criaram tanto Tamandaré (1889) quanto Timoneira (1947), existe uma característica bem marcante que difere ambos, pois o Município de Tamandaré (1889-1938) era um reflexo administrativo e político do Império e da República da Espada. Já o Município de Timoneira desde a sua criação sempre foi norteada pelo regime democrático e de separação de poderes (legislativo e executivo).
Mas esta diferença não é suficiente, pois o território era o mesmo, os comerciantes, famílias, estradas, rios, prédios públicos,..., eram os mesmos. Então qual seria a data certa? Uma questão complexa, pois o município de Almirante Tamandaré já possuía uma história autônoma desde 1889, porém seu território desde o século XVII (?). Como não considerar?
Colocando mais lenha na fogueira, por que não considerar a fundação de fato do (s) município (?) ? Ou seja, as respectivas leis (provincial e estadual) apenas criaram o município, pois a instalação do município se deu em 25 de janeiro de 1890 em frente ao Largo da Igreja Matriz como cita a respectiva Ata. Já a Instalação de Timoneira se deu no Prédio da Velha Prefeitura em 06 de novembro de 1947. No entanto se recai na mesma questão, 1889 ou 1947? Se conta pela Vila de Tamandaré ou pelo Município de Timoneira?
Agora vou jogar gasolina! Como não existe uma solução fácil, por que não considerar os esforços de Didio Santos, João Wolf, Coronel João Candido de Oliveira, entre outras personalidades que refletiam o mesmo sentimento popular de repudio ao nome Timoneira por se tratar de uma “erva de chimarrão de segunda classe (Didio Santos)”, e que segundo consta na oralidade foi posta para ridicularizar a cidade,... Ou seja, foram estas personalidades que solicitaram junto ao Governador Moysés Lupion a mudança do nome, que posteriormente sancionou a Lei nº. 2644, em 24 de março de 1956,  que estabelecia a denominação Almirante Tamandaré. Ou seja, um novo nome, para um mesmo lugar com história e características próprias.
Qual é a data comemorativa de aniversário da cidade?
Independente de opinião, feliz é a localidade que possui questões históricas como essas para serem exploradas criativamente nas escolas e entre populares. Pois, isto prova que a nossa cidade tem história! 

Publicado na Folha de Tamandaré nº 799 de 09 a 15/11/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário