terça-feira, 5 de novembro de 2013

ENSINO NO BAIRRO CAMPINA DO ARRUDA

A Escola Municipal Alvorada começou suas atividades em um barracão onde hoje esta instalada a Igreja São Pedro em 1980 quando foi criada com a denominação de Escola Rural Jardim Apucarana (contemporânea Escola Estadual Jardim Apucarana) que funcionava em um pequeno prédio que servia inicialmente para atender 125 alunos de ensino primário. Com o Ato Autorizatório nº 7489 de 24 de outubro de 1984, assinado pelo então Governador José Richa começou a funcionar de forma mais ampla. Pois, a demanda de alunos aumentou e a necessidade de estender o ensino a um nível maior já era notória. Neste contexto,  ocorre o inicio das obras para uma escola mais ampla no final do Governo José Richa sendo concluída em março de 1987 no Governo João Elísio Ferraz de Campos com recursos administrados pela Fundação Educacional do Estado do Paraná (FUNDEPAR). Em convênio com a prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré Gestão Ariel Adalberto Buzzato[1].
No inicio do ano letivo de 1991 começa a atender especificamente o ensino de 1º grau (atual Ensino Fundamental), no período noturno. Dois anos depois, em virtude do aumento da demanda de alunos de Ensino Fundamental, abre o período vespertino. No ano letivo de 2005 começou a funcionar no estabelecimento a modalidade do PAC – Ensino Médio, que atendeu inicialmente uma turma, no período noturno[2].
Porém, apesar de seu prédio ser Estadual a escola ainda funciona em regime de compartilhamento com a Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré. O qual cede o período diurno para as atividades educacionais de 1ª à 4ª série. Neste período a instituição funciona sob a denominação Escola Municipal Alvorada[3]. Que em 2007 atendeu 276 alunos.



[1]              REDE ESCOLA. Escola Estadual Jardim Apucarana. Disponível em:< http://www.attapucarana.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=9 > Acesso em: 14 mar. 2011.
[2]              Idem.
[3]              Idem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário