domingo, 10 de novembro de 2013

A ANTIGA CANCHA DE ESPORTES

Um dia desses, parei para descansar na Praça Vice-Prefeito Frederico Manfron, estabelecida pela Lei nº 971/2003 sancionada pelo então Prefeito Cezar Manfron e inaugurada em 19 de junho de 2004. Mas que todos a conhecem como Praça do Skate. Sentado no banco, nostalgicamente viajei, ao tempo da saudosa Cancha de Esportes que ali, exatamente naquele local existia. Tantas recordações, mas algumas se tornam difícil de esquecer. Pois, a memorável cancha, antes da existência do Ginásio de Esportes, era um dos principais locais de apresentações, festividades juninas e torneios esportivos do município. Como também era um principal ponto de encontro e lazer da juventude das décadas de 1970, 1980 e 1990 nos domingos à tarde. Pois, nos dias de semana, o local estava reservado às atividades escolares do Colégio Ambrósio Bini. Sendo também ali que se localizava o ponto final do ônibus Tamandaré/Curitiba. Era uma cancha praça. Já que de um lado do muro, se dispunha a cancha de concreto multimodalidades (futebol, basquete, voleibol e handebol), uma cancha de futebol de areia e uma pequena cancha de areia ao lado onde se jogava vôlei. No meio do terreno tinha uma casa, onde um lado se guardava as bolas, redes e outros materiais para a prática esportiva. Do outro lado ficava o vestiário (com chuveiro e banheiro). ´
No outro lado do muro, ficava os pontos (ônibus e taxi), a banquinha de doce, os bancos onde a turma ficava namorando e duas pedras fundamentais. Uma, que  o qual na época sentava em cima (tinha uns 12 anos de idade), e nem sabia o que estava escrito na placa de bronze. Sendo que, só fui descobrir no processo desta pesquisa que se tratava de uma homenagem prestada em outubro de 1985 pelo município, na época administrado pelo prefeito Ariel Buzzato, aos 14 Bravos de Almirante Tamandaré, que foram convocados para lutar na Segunda Grande Guerra. Os quais eram: Afonso Herberto Wolfergrand, Antonio Schartz, Bonifácio Wotekoski, Deodolino Souza, Eduardo Brunick, João Sachacheviski, Joaquim Arnaldo Franco Ribas, José Francisco dos Santos, José Guedes de Carvalho, José Mathozo da Silva, José Ribeiro Schulchaski, Jurandir Aleixo de Cristo, Pedro Chipanski e Roque de Cristo. Outra personalidade histórica que lutou na guerra, que não aparece na placa de bronze porque era filho de Colombo, porém, que mora em Almirante Tamandaré, a mais de 40 anos, é o senhor Pedro Goinski. Por sorte, tiveram a consciência de reservar um espaço na atual praça para a pedra que homenageia os nossos heróis de guerra nascido em solo tamandareense.          
Esta saudosa praça esportiva carregou uma história que reflete bem a ação de bem aventurados cidadãos que dedicaram uma parte de seu tempo ao bem de todos da comunidade. Inicialmente o terreno onde se encontrava a antiga cancha pertencia à prefeitura municipal, o qual teve origem na antiga sesmaria parcelada na década de 1950 que deu origem ao loteamento Santa Terezinha. Por ser uma área plana serviu por muito tempo como um campo de futebol. Posteriormente, para atender a pratica de Educação Física do recém-criado Colégio Ambrósio Bini, em substituição a denominação existente da Escola Normal Regional Alvarenga Peixoto, observou-se a necessidade de se construir uma quadra esportiva. Por iniciativa do professor José Schlichting (Professor Zeca) e da Diretora Rosa Bini de Oliveira foi desenvolvido um projeto para arrecadar fundos para a construção da quadra. Neste contexto, uma das formas de arrecadação foi à realização do Concurso da Rainha dos Minérios, o qual ocorreu nos anos de 1974, 1975 e 1976. A obra iniciou-se no final de 1974 e foi concluída no começo de 1975[1]. Na gestão do prefeito Ariel Buzzato, a cancha, se transformou em cancha-praça, sendo o local reservado a pratica esportiva, remodelado com um vestiário, refletores e quadras de areia.



[1]              Relato do Senhor José Schlichting, abril de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário