terça-feira, 19 de novembro de 2013

O último desmembramento do território tamandareense.


Habitada desde o século XVII a região que compreendia o Distrito de Campo Magro do município de Almirante Tamandaré ganhou autonomia na data de 28 de dezembro de 1995, quando o então Presidente da Assembléia Legislativa, o Deputado Aníbal Khury promulgou a Lei nº. 11.221 com a seguinte súmula: “cria o Município de Campo Magro, desmembrado do Município de Almirante Tamandaré”. Ocorria assim a diminuição de 273 km² do território tamandareense, até então de 523,105 km² . Inicialmente Campo Magro contou com uma população de 16.392 (IBGE).
No dia 03 de outubro de 1996 o município viveu sua primeira eleição como território autônomo. Participaram 7.856 eleitores que escolheram com 3.222 votos a dupla do PDT formada pelo candidato a prefeito Louvanir Joãozinho Menegusso e seu vice Tadeu Boza os primeiros governantes da cidade. Seu concorrente foi o ex-prefeito de Almirante Tamandaré o Sr. Roberto Luiz Perussi do PFL que captou 2.977 votos. 
Formaram a primeira Câmara Municipal de acordo com os dados do (TER) os senhores: Edivaldo Boza do PDT com 424 votos, Lufrido Menegusso do PFL com 424 votos, Rilton Boza do PSDB com 378 votos, Odair de Paula Cordeiro do PDT com 261 votos, Adão Joaquim de Cristo do PPB com 201 votos, Miguel Bueno de Lara do PFL com 196 votos, Amarildo Pase do PSDB com 195 votos, Sergio Luiz Campestrini do PDT com 191 votos e José Santos Raganhan do PPB com 190 votos.
Nesta particular e histórica eleição, o candidato a prefeito derrotado Roberto Luiz Perussi, recorreu do resultado devido a pequena diferença de votos o que resultou em uma nova contagem dos votos. Pois, nessa época ainda se usava cédula de papel para votar.  

Para conhecer mais sobre a história de Almirante Tamandaré visite o livro: “Relatos de um tamandareense” no endereço eletrônico:  http://issuu.com/kotovski/docs/livrokotovisk


(Primeiros administradores do Município de Campo Magro: Da esquerda para a direita: Vereadores: Miguel de Lara, Edil Boza, Vice-Prefeito Tadeu Boza, Prefeito Louvanir Menegusso, vereadores: Sergio Campestrine, Amarildo Pase, Rilton Boza, Lufrido Menegusso/ Fonte: Gazeta Ancorado, 07/01/1997).

Nenhum comentário:

Postar um comentário