quinta-feira, 28 de novembro de 2013

CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS E GEOGRÁFICAS SOBRE O MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ-PR

CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS E GEOGRÁFICAS SOBRE O MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ-PR é um novo livro que tenta contar um pouco sobre a história do município de Almirante Tamandaré, foi lançado em 27/11/2013, o qual tem o seguinte prefácio:

"O povo de Almirante Tamandaré deve se sentir orgulhoso por poder contar, entre seus conterrâneos, com o destaque de um jovem escritor, Antonio Ilson, cujo lançamento da presente obra, de sua autoria, reflete bem o esforço e a dedicação que ele teve de despender, para concretizar tão significativo relato das condições históricas e geográficas da pequena comunidade próxima à região de Curitiba, sofrendo, portanto, das benesses e das mazelas de sua proximidade com nossa capital.


A pesquisa, como se poderá constatar, foi intensa nos detalhes da evolução das condições geográficas e históricas que permearam a transformação de tão significativa coletividade, de variada origem étnica, o que, não obstante, não impediu a formação de uma consciência própria, permeada de momentos críticos.

A presente obra desenvolve e completa sua obra anterior “Relatos de um Tamandareense”, desta vez com uma visão menos pessoal e mais abrangente da realidade antropológica e política que permearam a evolução de nossos vizinhos metropolitanos.

Como diria Sólon, famoso líder grego das leis sábias, se a glória de uma cidade repousa no valor de seus filhos, o exemplo que nosso Antonio Ilson, dá de sua dedicação ao desenvolvimento da cultura e da história de seu ecúmeno está a merecer o reconhecimento de todos seus conterrâneos.

Na qualidade de integrante da Academia Paranaense de Letras, quero ser o porta-voz, por ocasião de nossas reuniões periódicas, da divulgação e de comentários sobre tão significativo trabalho literário, que vem enriquecer as pesquisas antropológicas dentro de nosso Estado.

Que o exemplo dado por este jovem escritor possa se refletir em outras comunidades, incentivando-as a cultivar pesquisas sobre suas condições antropológicas, históricas e geográficas, o que seria uma conquista considerável em termos culturais.

Por isso, com o lançamento desta obra, estamos todos de parabéns!

Antonio Celso Mendes, da Academia Paranaense de Letras e do Círculo de Estudos Bandeirantes."


Antonio Celso Mendes recebendo a obra "Considerações Históricas e Geográfica do município de Almirante Tamandaré-PR" das mão do autor Antonio Ilson Kotoviski Filho/Foto: Família Kotoviski, 2013.

CONHEÇA O LIVRO ACESSANDO O ENDEREÇO: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário