TEXTO EXTRAÍDO DA OBRA CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS E GEOGRÁFICAS SOBRE O MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ-PR que pode ser visualizado nos links:
Na “Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros. Almirante Tamandaré, PR. IBGE, Vol. XXXI Paraná,
1959”, p. 26, é observado que na
década de 1950, com a construção da Rodovia Estratégica, o transporte
rodoviário melhorou a ponto de surgir uma empresa de ônibus (Expresso Rio
Branco), que transportava pessoas de Tamandaré até Curitiba. Porém, como o
ônibus só passava pelo trajeto da rodovia, os moradores do centro de Tamandaré
tinham que ir até onde hoje fica o Portal de Almirante Tamandaré, no trevo para
pegar o ônibus que passava apenas duas vezes por dia. Ou seja, vinha de Rio
Branco do Sul catando o pessoal, e depois à tarde voltava em direção a Rio
Branco do Sul.
Com o advento da crescente
industrialização da capital que se refletia em todos os setores da economia na
década de 1960, ocorreu um aceleramento da urbanização. Um dos setores atingidos
e que deveria ser modernizado rapidamente foi o do transporte coletivo, o qual
era o principal responsável em dar condição para que as pessoas conseguissem
chegar até seus empregos.
A “Tribuna
dos Minérios. Johnson inaugura linha de ônibus. Almirante Tamandaré, nº 101, 21
de julho de 1972”, capa e p. 3, noticiou que na data de 02 de julho de 1972,
às 11h00, no Parque São Jorge, era inaugurado pelo Prefeito Antônio Johnson, a
pioneira linha de ônibus Parque São Jorge/Curitiba via Estrada da Cachoeira, que
funcionava em dois horários: manhã e noite. A prestadora deste serviço era a
Auto Viação Copa Verde. Porém, era uma prestação de serviço que não estava
legalizada pelo DER no momento, como nunca foi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário