Estradas
do Marmeleiro
Portal
da Estrada do Marmeleiro, infelizmente depredado por vândalos que furtaram a
placa de bronze inaugural/Foto:
Antonio Ilson Kotoviski Filho, dezembro de 2011.
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Com traçado sinuoso, subidas com grande
grau de inclinação e acompanhando serras e rios, a Estrada do Marmeleiro por
mais de três séculos serviu de caminho para muitos emigrantes e pioneiros
colonos portugueses que buscaram a sorte de encontrar riquezas minerais ou
simplesmente ter uma vida tranquila nas concessões que lhes eram doadas.
A princípio, o começo dela era na
Conceição, ainda no século XVII. Não surgiu como estrada, mas sim como
carreiros que saíam das terras tomadas posse. E conforme iam se formado sítios
ao longo desses carreiros, um caminho natural começava a se formar.
Principalmente, porque se ligava a outros caminhos que se encontravam com ela.
Por ser uma estrada disposta a partir de
carreiros, com o tempo começou a não mais atender as necessidades da população,
necessitando ser melhorada, como é possível observar no pedido de 04 de julho
de 1862 presente na página 66 do “Relatório
do Presidente Gomes Nogueira da Província do Paraná, na data de 15 de fevereiro
de 1863”, quando os habitantes do Quarteirão do Marmeleiro “pediram a necessária permissão para
proceder aos desvios e melhoramentos nesta estrada, no intuito de encurtar a distância
que há a percorrer”, os quais foram atendidos.
Em virtude deste tímido caminho, muitas
terras foram distribuídas as suas margens e região, e os principais
beneficiados foram os imigrantes italianos, poloneses e alemães. A própria
localidade da Conceição da Meia Lua, por onde passa a Estrada foi um primitivo
local de assentamento, assim como a região de Santa Rita e Marmeleiro.
No início do século XIX, a Estrada do
Marmeleiro se ligava com a Estrada do Assunguy. Atualmente, a Estrada do
Marmeleiro é oficialmente conhecida como Antonio Eduardo Trevisan (trecho
asfaltado entre 1996-1997), Rodovia dos Minérios até a divisa do Bairro
Marmeleiro com o Bairro Alto São Sebastião (estrada de saibro) onde a estrada é
denominada de Arlindo de França, seguindo até a divisa do município (Rio da
Barra de Santa Rita) com Campo Magro.
TEXTO EXTRAÍDO DA OBRA CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS E GEOGRÁFICAS SOBRE O MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ-PR que pode ser visualizado nos links:
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