quarta-feira, 12 de junho de 2013

PUBLICAÇÃO GERAL NA EDIÇÃO Nº 696 DA QUINZENA 16 A 30/09/2011

LANÇAMENTO DO LIVRO “RELATOS DE UM TAMANDAREENSE. HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ.

As futuras gerações um dia vão contar que em uma tarde ensolarada de quarta- feira do dia 17 de agosto de 2011 ocorreu mais um evento cultural histórico de notoriedade realizado no Centro de Convenções Edson Dalk. Onde um tamandareense nato: Antonio Ilson Kotoviski Filho lançou de forma oficial o livro “RELATOS DE UM TAMANDAREENSE. A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO  ALMIRANTE TAMANDARÉ”.    
Vão contar também que neste mesmo evento histórico as expectativas transcenderam o imaginado pelos competentes organizadores, cito: a Diretora de Cultura do Município a Sra. Lucimara Bini Bregenski (Lali), e suas assistentes as Sras. Maria do Pilar e a Secretaria Malu. Pois, foi um sucesso. Tanto no contexto do desencadear da solenidade quanto na presença dos convidados, que ultrapassou o limite de capacidade do salão de eventos que era de 120 expectadores. Diante deste fato, o escritor pede desculpa a aqueles que tiveram que ficar em pé.
Neste histórico dia, cuja solenidade começou as 15h12m foram distribuídos “gratuitamente”, 378 exemplares da obra. Dos quais foram 315 autografados. Circunstância esta que após 16 minutos de solenidade, começou ocorrer os autógrafos sendo que este durou até as 18h11m. No qual, a Sra. Célia Carlesso foi a última convidada a receber a obra. Apesar da longa fila, os convidados desfrutaram de um coquetel ao som das sinfonias de Mozart, além de reverem velhos amigos.
Em especial o escritor agradece a Prefeitura do Município por ceder o espaço para o evento. Da mesma forma agradece a presença das autoridades: Prefeito Vilson Goinski; Romildo de Brito Secretário da Educação Municipal, Wilson Muraro Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Gerson Colodel Secretario da Administração e Previdência, Célia Milek Secretaria de Governo e Ouvidoria; Andréia Bugalski Chefe de Gabinete; Patrícia Biernaski Faria  Secretaria de Educação do Município de Campo Magro e o Sr. Osmar Bugalski representando o Chefe Sergio Ferraz do Núcleo de Educação Regional Norte de Curitiba. Agradeço a presença dos ex-prefeitos Cide Gulin e Cezar Manfron, e dos ex-vereadores Reinaldo Buzatto e Clarice Gulin.
Também agradece a presença do Diretor Leonini e professores do Colégio Estadual Jardim Paraíso; ao senhor Raul Alexandre do Programa Atitude do Colégio E. Aberto Krause; ao Professor Fernando e Dejanane do Colégio Floripa Teixeira de Faria; Professora Rita Joseli da Cruz Queluz e José Antonio da Cruz do Colégio Papa João Paulo I; Inês Matucheski e professores que representaram os Colégio Estadual Lamenha Pequena e a Escola Municipal Helena Witolawski, Professora Maria Lucia representando o Colégio E. Ajambi e a  Escola Municipal Eurípedes de Siqueira; Professora Nilza Lara representando o Colégio E. Pedro Piekas; Professora Flavia Kokuszka representando o Colégio Jaci Real Prado de Oliveira; Professora Rosangela representando a Escola Municipal Alvorada. Além das representantes das escolas municipais: Escola Municipal Arco-Íris, Escola Municipal Clara Anadir Buzato, Escola Municipal Professora Rosilda Aparecida Kowalski, Escola Municipal Vereador Vicente Kochany,  Centro Municipal de Educação Infantil Criança Feliz, Centro de Educação Infantil Regina O. Wolf e o Centro Municipal de Educação Infantil Cantinho do Céu. Fez presentes os bibliotecários responsáveis pelas Bibliotecas Municipais Harley Clóvis Stocchero, Santos Dumont e a Fabrica do Conhecimento/Sesi/Fiep. 
Agradece a presença dos familiares do Deputado e prefeito Ambrosio Bini: Cesar Bini, Regiane Bini que também representaram a memória do Agente Administrativo e historiador Hermenegildo de Lara; Harleyzinho e Judite Stocchero que representaram a família Stocchero e a memória do Poeta Acadêmico Harley Clóvis Stocchero; Seu Renato e Zélia Viana que também representaram a família Scucato; Daniele Bini, representando a família Bini; a família Pedroso na presença do Sr. Osvaldir e Débora; José Roberto Perussi, representando a família Perussi e seu pai o ex-prefeito Roberto Perussi; Juvina da Cruz representando a família Cruz/Trevisan; Francilei Sila representando a família e o bairro do Pacotuba; a Jovem Elaine Sipen, representando a família Govatiski e alunos do Colégio E. Jardim Paraíso,...  
A comunidade Adventista do Sétimo dia Movimento de Reforma se fez presente com as senhoras Aricléia Luna, Halina Thomé e o senhor Dr. Luiz Costa.
Estavam presentes os Doutores Advogados Luiz Serenato e Luiz Claudio; além do Rotary Clube na presença do Oficial de Justiça Dr. Valter que junto com o Dr. Oficial de Justiça Célio Cruz representaram a Comarca de Almirante Tamandaré. Outra figura ilustre que marcou presença no evento foi o historiador Pedro Martim Kokuszka que também representou o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná. Além naturalmente dos familiares do escritor historiador: entre eles a  Senhora Francisca Manfron (ex-secretaria da Educação do Município de Campo Magro). 
Porém este evento só foi possível graças ao patrocínio que permitiu publicar o livro da Empresa Comercial Saturn, de propriedade do irmão do escritor,  Jeann Carlo Kotoviski. Já o coquetel e os arranjos foram patrocinados pela mãe, Josélia Kotovski e seu escritório de assessoria previdenciária.
Existem outras pessoas para agradecer, mas a memória o traiu neste momento. Pois, foram tantos amigos na solenidade que mal conseguiu dar atenção a eles da forma como mereciam.  
Quanto ao livro, o autor justificou a doação e disponibilidade para daownload no endereço:   http://issuu.com/kotovski/docs/livrokotovisk  . Eis que isto se deve porque existem muitos moradores que migraram para o município devido a desenfreada urbanização da capital.  Como também pelo fato que a maioria dos professores do município serem moradores de outras cidades e desconhecerem a história local por este motivo. Porém, o fato mais grave é a constante distorção que a história do município vem sofrendo e o nascente afrontamento que nossos símbolos e cultura estão sofrendo por falta de conhecimento dos agressores e motivações fundadas em outros interesses.
Observação do autor. “Como historiador é de minha consciência que minha obra carregará erros, como também não contemplou toda a história do município. Já que, as 495 páginas do meu livro só foram um superficial resumo do que ainda existe a explorar. Mas o que faltou, e o que tiver para corrigir, será assunto para os próximos livros”.
Prefeito Vilson Goinski e o Secretario da Educação e Cultura Romildo de Brito recebendo de forma simbólica a doação feita à cidade de Almirante Tamandaré pelo autor Antonio Ilson Kotoviski Filho/Foto: Família Cruz/Kotoviski

2 comentários:

  1. boa tarde estava vendo um jornal de 1910 ...que falava de todas as cidades do Paraná dentre ela a de Tamandaré,principalmente citando o nome de meu Tataravô Salvador Teixeira de Faria que ele foi um dos "Respectivos juizes districtais do Estado do Paraná entre 21/09/1908 a 21/09/1912 em Tmandaré.sou Neto de Newton Teixeira de faria e zenoleia ..Gostaria de saber mais da história de minha familia se puder me ajudar ..agradeço imensamente.

    att
    MARCOS TEIXEIRA DE FARIA

    ResponderExcluir
  2. boa tarde estava vendo um jornal de 1910 ...que falava de todas as cidades do Paraná dentre ela a de Tamandaré,principalmente citando o nome de meu Tataravô Salvador Teixeira de Faria que ele foi um dos "Respectivos juizes districtais do Estado do Paraná entre 21/09/1908 a 21/09/1912 em Tmandaré.sou Neto de Newton Teixeira de faria e zenoleia ..Gostaria de saber mais da história de minha familia se puder me ajudar ..agradeço imensamente.

    att
    MARCOS TEIXEIRA DE FARIA

    ResponderExcluir