sexta-feira, 28 de junho de 2013

FOLHA DE TAMANDARÉ nº 732, 22 a 30/06/2012

ZYS-25 - RÁDIO CULTURA DO PARANÁ - TIMONEIRA


Um fato comum no cotidiano tamandareense nas décadas anteriores a 1971 era a visita de fim de tarde nas casas dos conhecidos que possuíam rádio para escutar a Voz do Brasil e músicas, transmitida legalmente pela rádio emissora ZYS-25. Na época denominada de Rádio Cultura do Paraná, sob responsabilidade do Sr. Gabriel Cubis, que poderia ser ouvida em 500 quilos-ciclos. A qual se localizava na antiga Estrada da Cachoeira (hoje Rua Antonio Johnson nº 3761 (aproximadamente), terreno onde atualmente se encontra uma loja de autopeças). E era abastecida pela energia produzida por um gerador movido por um motor a combustão interna.
Esta rádio era filiada a Rede de Paranaense de Emissoras S/A (antiga Rádio Clube Ponta Grossense S/A). A qual foi solicitada a estabelecer sem direito de exclusividade na cidade paranaense de Timoneira a Radio Cultura do Paraná, sob a luz do Decreto nº 35.655 de 14 de junho de 1954, assinado pelo então Presidente da Republica, o Sr. Getúlio Vargas.
Nesta época seu Antonio Rodrigues Dias (fundador da Folha de Tamandaré) apresentava um programa que tocava música, o qual para descobrir a preferência dos ouvintes, ia de casa em casa verificando que músicas elas gostariam de escutar. Pois, era uma época em que não havia telefone para pedir música como se faz atualmente.   

Antonio Ilson Kotoviski Filho. É professor de História, Bacharel em História, Especialista em História do Brasil, Mestre em Ciências da Educação, Bacharel em Direito, historiador, poeta e colunista da Tribuna da Barreirinha e Tribuna do Centro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário