quarta-feira, 19 de junho de 2013

FOLHA DE TAMANDARÉ, nº 709, 16 a 31/01/2012, p. 06.

As mulheres no poder.


Em janeiro de 1995 Jane Gonçalves entra para a história do município e da Câmara Municipal de Almirante Tamandaré ao tomar posse como a primeira vereadora do município, oficializada pelo Presidente da Câmara o Vereador Tadeu Edison Boza. Ela exerceu a vereança em substituição ao Vereador João Carlos Bugalski que na data de 26 de janeiro assumia a Secretaria de Obras Públicas e Urbanismo da cidade.
Já no final do século XX, a cabeleireira Sra. Matilde Leite Czorne com o fato de assumir através da suplência o cargo de vereadora se tornou a segunda mulher na história do município a realizar tal façanha.
Porém, o pleito de 01 de outubro de 2000, trazia novidades em seu resultado final. Pois, de forma direta foram pioneiramente eleitas para assumir o cargo de vereadoras três mulheres: Maria Bernadete Afornali Pavoni (candidata mais votada no referido pleito para vereadores); Matilde Leite Czorne e Clarice Gulin.
Já o pleito eleitoral de 03 de outubro de 2004 para o executivo foi marcado pelo fato de pela primeira vez na história do município, uma mulher ter atingido o cargo de vice-prefeito. A detentora desta marca é a Sra. Maria Bernadete Afornali Pavoni.

Para conhecer mais sobre a história de Almirante Tamandaré visite o livro: “Relatos de um tamandareense” no endereço eletrônico:  http://issuu.com/kotovski/docs/livrokotovisk


Jane Gonçalves/Foto: Formandos do Ginásio Estadual Alvarenga Peixoto – Turma Professora Roza Bini de Oliveira 1975.



Antonio Ilson Kotoviski Filho. É professor de História da Escola Estadual Jardim Paraíso, Bacharel em História, Especialista em História do Brasil, Mestre em Ciências da Educação, Bacharel em Direito, historiador, poeta e colunista da Tribuna da Barreirinha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário