ESTRADA DO CERNE
(Construção da Estrada do Cerne/Fonte: DER-Paraná)
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Foi pelo antigo território tamandareense que passou a principal estrada
que ligava a Capital do Estado ao Norte ao Norte do Paraná. Ou seja, a Estrada
do Cerne, construída na gestão de Manoel Ribas em 1929 a qual oficialmente se chama Rodovia
Engenheiro Angelo Ferrario Lopes denominada apenas 53 anos depois de sua
construção pelo Decreto Estadual nº 5.546 em 18 de outubro de 1982. No entanto,
a denominação popular é Estrada do Cerne, o qual é um hidrotopônimo de taxionomia
de natureza física resultante de acidente hidrográfico. Pois, a denominação
provém do Rio Cerne. Sendo que o Cerne (localidade de Campo Largo) é o lugar
onde existe um rio localizado no Km 35[1]. A partir da conclusão do trecho Santa Felicidade-Cerne, foi determinada
a liberação da rodovia ao tráfego, o qual popularmente se originou da expressão
“vou pela Estrada do Cerne”, já que o trecho terminava no Cerne[2]. Sua construção aproveitou alguns
trechos já existentes, traçados sobre os pioneiros caminhos que levavam até
antigos povoados, que surgiram no contexto da busca pelo ouro, desde antes de
1680.
Sua inauguração ocorreu em setembro de 1940, a qual se tornou um
importante ponto de escoamento da safra agrícola do Norte do Paraná por mais de
20 anos. A qual agora seguia para o Porto de Paranaguá e não mais para o de
Santos como era em outros tempos por falta de estradas no Paraná[3].
Atualmente esta estrada corta o município de Campo Magro-PR.
[1]
TV SINAL. Documentário Estrada do Cerne. Disponível em:<
http://tvsinal.wordpress.com/2010/08/13/documentario-estrada-do-cerne/>Acesso
em: 20 Fev. 2011.
[2]
DEPARTAMENTO DE ESTRADA E RODAGEM – PARANÁ. PR-090 - Rodovia
do Cerne. Disponível em: <
http://www.der.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=21> Acesso
em: 20 Fev. 2011.
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