domingo, 22 de setembro de 2013

FOLHA DE TAMANDARÉ, nº 791 - 9 a 15/09/2013

ESTRADA DO CERNE


(Construção da Estrada do Cerne/Fonte: DER-Paraná)
Foi pelo antigo território tamandareense que passou a principal estrada que ligava a Capital do Estado ao Norte ao Norte do Paraná. Ou seja, a Estrada do Cerne, construída na gestão de Manoel Ribas em 1929 a qual oficialmente se chama Rodovia Engenheiro Angelo Ferrario Lopes denominada apenas 53 anos depois de sua construção pelo Decreto Estadual nº 5.546 em 18 de outubro de 1982. No entanto, a denominação popular é Estrada do Cerne, o qual é um hidrotopônimo de taxionomia de natureza física resultante de acidente hidrográfico. Pois, a denominação provém do Rio Cerne. Sendo que o Cerne (localidade de Campo Largo) é o lugar onde existe um rio localizado no Km 35[1]. A partir da conclusão do trecho Santa Felicidade-Cerne, foi determinada a liberação da rodovia ao tráfego, o qual popularmente se originou da expressão “vou pela Estrada do Cerne”, já que o trecho terminava no Cerne[2]. Sua construção aproveitou alguns trechos já existentes, traçados sobre os pioneiros caminhos que levavam até antigos povoados, que surgiram no contexto da busca pelo ouro, desde antes de 1680.
Sua inauguração ocorreu em setembro de 1940, a qual se tornou um importante ponto de escoamento da safra agrícola do Norte do Paraná por mais de 20 anos. A qual agora seguia para o Porto de Paranaguá e não mais para o de Santos como era em outros tempos por falta de estradas no Paraná[3]
Atualmente esta estrada corta o município de Campo Magro-PR.

[1]              TV SINAL. Documentário Estrada do Cerne. Disponível em:< http://tvsinal.wordpress.com/2010/08/13/documentario-estrada-do-cerne/>Acesso em: 20 Fev. 2011.
[2]              DEPARTAMENTO DE ESTRADA E RODAGEM – PARANÁ. PR-090 - Rodovia do Cerne. Disponível em: < http://www.der.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=21> Acesso em: 20 Fev. 2011.

[3]              Idem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário