terça-feira, 10 de setembro de 2013

ACIDENTE CÁRSTICO

No começo da década de 1930 foi relatado um acidente cárstico por Hermenegildo de Lara em um texto denominado “Histórico: Fenômeno em Almirante Tamandaré”, publicado na “Folha de Tamandaré, agosto de 1988, nº 66” com o seguinte teor:
“Este fato estranho e surpreendente ocorreu mais ou menos em 1934, em dia e mês que no momento não podemos precisar, em um terreno de propriedade do Cel. João Candido de Oliveira, localizado no fundo de sua residência, na sede de Almirante Tamandaré.
Eram mais ou menos quinze horas de um dia ensolarado de céu azul, quando inopinadamente o solo naquele local cedeu e começou a formar uma cratera, que chegou a atingir 6 a 8 metros de diâmetro e uma profundidade incalculável. Ao mesmo tempo desta abertura, começou a aparecer um jorro de água muito forte, que subiu a uma altura de 30 metros aproximadamente. Este fluxo se manteve por umas sessenta horas, até diminuir e cessar completamente.

Esse fenômeno surpreendente atraiu para o local não só habitantes de Tamandaré, mas inúmeras pessoas vindas de localidades e municípios vizinhos, especialmente da cidade de Curitiba, sendo a ocorrência muito bem divulgada pelos jornais da época, “Gazeta do Povo”, “O Dia” e outros jornais que reportaram o acontecimento, que também foi divulgado nacionalmente pela “Noite Ilustrada”, do Rio de Janeiro, jornal bastante popular na época – que fez ampla reportagem sobre “O Fenômeno” ocorrido em Tamandaré”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário