segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

HISTÓRIA DE ALMIRANTE TAMANDARÉ-PR

A LENDA MAIS FAMOSA DA CIDADE


A cidade de Almirante Tamandaré e Campo Magro compartilham uma lenda de mais de 200 anos que é passada de geração a geração. Esta estória possui ainda traços do tempo da mineração aurífera e não pode ser esquecida. Neste sentido a partir de uma coleta entre os moradores tradicionais temos  ou seguinte:



"...na localidade da Conceição na época Curitiba, hoje Campo Magro, havia um dono de escravos.  E esse comandante tinha o nome de Gaspar, o mesmo tinha muitos escravos e tiravam ouro do rio Conceição.
Quando foi um dia ele resolveu esconder sua riqueza e mandou fazer um buraco próximo a um riozinho e colocou todo o ouro dentro e perguntou para os escravos se havia algum que teria coragem de cuidar de seu tesouro. Mal terminou de perguntar, mais que depressa um dos escravos que estava ali presente se levantou, abanou com a mão dizendo: Eu, cuido!
E o Sr. Gaspar lhe falou, então fique aqui cuidando de meu ouro. Naquele mesmo instante sacou sua arma e atirou na cabeça do escravo o enterrou  junto com o ouro.
Dizem, que hoje em dia ninguém pode se aproximar do local. Pois, é apedrejado e cai uma forte tempestade ou venta demais.

Apesar disso ser provavelmente uma lenda. Existem muitos que vão verificar se é lenda ou não. Porém, pelo que se sabe, nunca encontraram nada”.


Para conhecer mais sobre a história de Almirante Tamandaré visite o livro: "Considerações históricas e geográficas sobre o município de Almirante Tamandaré-PR" no endereço eletrônico:
http://issuu.com/kotovski/docs/considera__oeshistoricasdetamandare(PARTE 1)
http://issuu.com/kotovski/docs/consideracoeshistoricasdetamandarer(PARTE 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário